Volkswagen investe 62,4 MME para ser a maior do mundo
A Volkswagen vai investir 62,4 mil milhões de euros nos próximos cinco anos, um valor recorde para a empresa, com o objectivo de se tornar na maior fabricante automóvel do mundo, noticia o OJE. Citando a agência Bloomberg, o mesmo meio adianta que o Conselho Fiscal da Volkswagen aprovou o plano de investimento em fábricas, veículos, investigação e desenvolvimento para as nove marcas do grupo. Ao investimento anunciado juntar-se-á outro, feito por empresas parceiras da fabricante alemã na China, na ordem dos 14 mil milhões, até 2016. A aposta da Volkswagen na expansão no mercado chinês prende-se com o intuito de a empresa se tornar na maior fabricante do sector, até 2018, ultrapassando marcas como a General Motors e a Toyota Motor. 32,7 mil milhões de euros é o valor que a fabricante alemã vai investir na renovação e extensão da oferta de modelos de todas as marcas, das quais constam nomes como Bentley, Audi, Skoda, Seat e Lamborghini.
A Volkswagen, que opera com 62 fábricas, está a planear abrir mais unidades, afirmou Martin Winterkorn, presidente executivo da companhia alemã. A empresa inaugurará, pelo menos, mais duas instalações na China, totalizando 11 fábricas neste país, onde poderá comercializar mais de 2,4 milhões de veículos.
Também o mercado dos EUA tem sido alvo de mudanças, tendo a Volkswagen inaugurado uma nova fábrica no estado do Tennessee. A Rússia é outros dos países onde a empresa apostará na expansão de capacidade.
Nos próximos cinco anos, os investimentos efectuados pela Volkswagen equivalerão a 6% das suas receitas. Mais de metade do dinheiro será alocado a propriedades, fábricas e equipamentos na Alemanha.