Visualização imersiva chega ao Google Maps
O Google Maps em Portugal tem agora três novas funcionalidades, incluindo a visualização imersiva. O objectivo da plataforma é transformar a forma como o utilizador explora, usando a IA para fundir milhares de milhões de imagens e criar uma visão multidimensional do mundo com informações em camadas sobrepostas.
Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e Sé do Porto são alguns dos pontos de interesse disponíveis em modo imersivo. Se quiser visitar um local, basta recorrer à app, encontrar o local, e, ao deslizar o ecrã, é possível visualizar as condições meteorológicas ao longo do dia, ao mesmo tempo que também se consegue visualizar o quão movimentado o local está de forma a que a visita possa ser planeada com antecedência.
Já nos locais onde essa informação está disponível, é também possível olhar para dentro de restaurantes e cafés para o ajudar a decidir se deseja fazer uma reserva.
Tudo isto torna-se realidade através de uma técnica avançada de IA chamada campos de radiância neural, ou NeRF, que foi desenvolvida na Google.
Outra actualização que chega aos telemóveis é as direcções visualizáveis que permitem ao utilizador acompanhar facilmente a evolução da viagem directamente no ecrã de bloqueio do smartphone ou na visão geral da rota.
Por fim, chega ao desktop o separador Recentes para ajudar o utilizador a pesquisar de forma mais fácil os locais que já visitou.