Visão dos portugueses piora com o confinamento. Mais ecrãs e menos saúde

A base de subscritores dos serviços de streaming multiplicou-se no último ano, bem como o número de visualizações de plataformas como o YouTube, mas a que custo? Um estudo elaborado pela Essilor Portugal, entre Setembro e Novembro de 2020, mostra que o confinamento tem um impacto negativo na visão.

Mais horas em frente aos ecrãs e dispositivos digitais (computadores e telemóveis, por exemplo), seja devido ao teletrabalho ou por motivos de lazer, fazem com que a saúde ocular dos portugueses esteja a piorar. Quase metade da população (44,2%) refere perda na acuidade visual no último ano.

Segundo o estudo “Ver-se Bem”, com coordenação do oftalmologista José Salgado Borges, 29% dos inquiridos revela que a sua visão piorou de forma geral desde o início do período de confinamento.  Metade afirma usar equipamentos digitais mais de cinco horas por dia e um terço dos participantes garante ter estado em frente a um ecrã mais de oito horas por dia ao longo do último ano.

Além disso, nove em cada 10 diz ter passado um mínimo 3 horas por dia a olhar para a televisão ou computador, por exemplo. “Este aumento do número de horas de exposição tem efeitos directos na saúde visual, nomeadamente no desenvolvimento e agravamento de miopia e outros problemas oculares”, indica a Essilor.

Visão mais desfocada (44,8%), impacto da claridade do dia ao sair à rua (59%) e irritação ocular (40%) são alguns dos principais problemas apresentados. Entre quem já usa óculos, nota-se ainda outro motivo de desconforto: 76% sentiu o incómodo gerado pelo embaciamento das lentes devido ao uso de máscara de protecção individual.

«A pandemia veio sublinhar a importância da saúde nas nossas vidas e a saúde visual não é excepção. No novo confinamento é importante que as pessoas se informem com um profissional sobre como melhor proteger a sua saúde visual», sublinha Alberto Silva, director de Saúde Visual da Essilor Portugal: .

Já José Salgado Borges lembra como é fundamental ter mais atenção e fazer o exame oftalmológico de forma a identificar precocemente possíveis doenças oculares antes que evoluam para estados irreversíveis. «Os seus olhos são a sua melhor ferramenta, cuide deles.»

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...