Visa, BPI e FPF lançam ‘The Second Half’ para apoiar transição profissional de futebolistas femininas
A Visa anunciou, em parceria com o Banco BPI e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o lançamento da primeira edição do programa ‘The Second Half’ em Portugal. Este programa visa apoiar futebolistas na transição para novas fases profissionais, ajudando-as a reconhecer que as competências adquiridas no desporto são transferíveis para outras áreas.
O ‘The Second Half’ oferece formações internas e externas em áreas como literacia financeira, branding pessoal, planeamento de carreira, comunicação e liderança. As participantes terão ainda acesso a mentores, estágios e experiências profissionais, com o objetivo de facilitar uma transição bem-sucedida para a vida após o futebol.
O programa é composto por três componentes principais:
- Formação: Sessões interativas adaptadas às necessidades das jogadoras.
- Networking: Criação de uma rede de contactos para explorar novas oportunidades profissionais.
- Mentoria: Acesso a mentores de diversas áreas, fora do mundo do futebol.
Aberto a jogadoras atuais e ex-jogadoras da Primeira Divisão da Liga de Futebol Feminino, o programa decorrerá online para se adaptar à agenda das atletas. As inscrições abrem em Novembro.
Gonçalo Santos, Country Manager da Visa em Portugal, afirmou que “o desporto não é apenas uma poderosa plataforma para promover a igualdade de género e capacitar as mulheres. Também verificamos uma forte correlação entre a prática desportiva e o sucesso na vida profissional”.
Por sua vez, Mónica Jorge, Diretora da Federação Portuguesa de Futebol, sublinhou que “importa à FPF gerar as melhores oportunidades possíveis às jogadoras que têm engrandecido a modalidade em Portugal. Acreditamos que a melhor forma de o fazer é oferecer ferramentas e condições que lhes possibilitem assegurar uma vida social e profissional condigna quando deixam de jogar futebol. “The Second Half” será, acredito, um instrumento fundamental para esse objetivo”.
Já Constança Macedo, Diretora de Comunicação e Marca do BPI, destacou acreditarem “que as competências proporcionadas por este programa e as adquiridas ao longo de uma carreira desportiva de competição – como a resiliência, o trabalho em equipa e a liderança – serão muito valiosas nas futuras carreiras das atletas.”
O programa ‘The Second Half’ alinha-se com os esforços da Visa para apoiar o futebol feminino, juntando-se a iniciativas similares lançadas em países como Reino Unido e Espanha, que já contaram com a participação de mais de 120 atletas.
Para além da criação do ‘The Second Half’, a Visa reforça o seu compromisso com o crescimento do desporto através de patrocínios como a UEFA Women’s Champions League, cuja final terá lugar em Lisboa, em maio de 2025, e o UEFA Women’s EURO 2025. Os apoios ainda se estendem a outras iniciativas, como é o exemplo do programa Team Visa, que tem como objetivo promover o futebol feminino e inspirar a próxima geração de jogadoras. Atualmente este programa é composto por 16 futebolistas europeias – na qual se inclui a jogadora portuguesa Kika Nazareth.