Vimeiro despe-se em campanha que apresenta nova imagem
“Cuide do seu corpo por inteiro. Beba Água do Vimeiro” é a nova assinatura da marca que aposta num novo posicionamento que reflecte as características únicas da Água do Vimeiro.
«No ano em que a empresa celebra 100 anos desde a sua constituição sentimos a necessidade de afirmar uma nova estratégia, que passa pela aposta na diferenciação, na afirmação do que nos torna únicos. Não há nenhuma água no mercado nacional que iguale as características da água mineral natural do Vimeiro, que é única pela conjugação da elevada mineralização, de um equilíbrio de minerais essenciais e de um pH alcalino», explica Diogo Abreu, CEO da Água do Vimeiro.
«No entanto, o conjunto das nossas vantagens competitivas não estava a ser comunicado para o mercado», sublinha o CEO lembrando que existem registos da qualidade desta água para tratar problemas de saúde desde o século XIV, tendo sido decretadas pelo rei Dom Carlos como águas medicinais em 1896.
O responsável explicou, num encontro com a imprensa, que sentiram que este era o momento certo para fazer esta aposta, «pois hoje o consumidor está mais atento à sua saúde e bem-estar e valoriza produtos naturais que contribuam para um estilo de vida saudável». A decisão passou por apostar no que distingue a Água do Vimeiro e a torna única, sendo claro para o CEO de que se no passado a empresa fez uma grande aposta na versão Água do Vimeiro Lisa, agora o grande foco estará na Original, aquela que transporta verdadeiramente a essência captada da natureza que faz dela diferente das demais marcas no mercado.
Era chegado o momento da Água do Vimeiro renascer. Um renascimento que – assente que estava o posicionamento – se inicia pelo logo inspirado na história secular e no elemento base que é a água. Nascia, assim, uma gota em forma de coroa que se veste de cores diferentes em função da água que transporta: azul na original, azul claro na água lisa, verde na variante com gás e preto e prata na versão extra gás. A directora de Marketing, Raquel Pereira dos Santos, salienta que a variante Vimeiro com Gás abandona a embalagem verde por questões ambientais. «O PET transparente tem uma maior eficácia na reciclagem.»
Do reposicionamento da Água do Vimeiro resultou um website renovado que incorpora também o blogue Equilíbrio Vimeiro, que contém, para já, conteúdos direccionados a três segmentos em particular: grávidas e bebés, desportistas e seniores. Foi ainda lançado um comparador de águas que permite verificar as diferenças nas composições das águas escolhidas pelos consumidores.
Para dar a conhecer a nova imagem e a nova assinatura, a marca arrancou com a campanha publicitária “Corpos” que, para já, está presente em televisão e digital, mas que deverá chegar a imprensa e exterior. Com assinatura da Darwin Agency e da Coming Soon, a campanha apresenta o rebranding da marca com design a cargo de Rui Melo. «O Rui é um habitual colaborador da Coming Soon e fez um trabalho excepcional», opina Pedro Bexiga, co-fundador da Coming Soon.
A campanha conta com realização de Sérgio Henriques , os filmes foram produzidos por Bruno Pinhal (Made of Portugal) e os materiais fotográficos ficaram a cargo de Yves Callewaert da Big Little Family.
«Devido às suas características únicas, a Água do Vimeiro é a água de eleição entre desportistas», explica Paulo Silva, um dos fundadores da Darwin. E acrescenta: «Foi a partir deste enorme diferencial que toda a estratégia e o novo posicionamento da marca foi concebido.»
Diogo Abreu lembra que esta água é particularmente vantajosa para os desportistas visto que ajuda a repor os sais minerais que estes perdem ao longo do exercício. «É uma água funcional.» E actualmente são cada vez mais aqueles que praticam exercício físico de forma regular.
Veja aqui a campanha:
Texto de Maria João Lima