Vídeo continua a ser aposta das marcas, mas tempo de consumo diminui em 2023
O vídeo continua a ser um dos formatos de eleição para os profissionais de marketing alavancarem vendas e aumentarem a brand awareness. Contudo, dados da plataforma Only Accounts demonstram que os consumidores passaram menos tempos a ver vídeos online este ano: em média, foram vistas 17 horas de conteúdos por semanas em 2023, menos duas horas do que em 2022.
A análise revela que em 2018 as pessoas passavam uma média de 10,5 horas por semana a ver vídeos online. Um ano depois este número passava a 14 horas, continuando a crescer progressivamente até alcançar as 19 horas semanais em 2022.
Como seria de esperar, o YouTube é a plataforma mais usada para fins de marketing, sendo que 90% dos inquiridos no estudo afirma recorrer à app. De seguida vem o Facebook (86%), o Instagram e o LinkedIn, ambos com 79%.
Os dados demonstram que o Snapchat, outrora visto como a grande aposta, é usado por apenas 13% das marcas. Já o TikTok apresenta resultados um pouco melhores, com 35% dos inquiridos a afirmar usá-lo, seguido do Twitter (54%).
No que toca à eficácia das plataformas, 78% vê no YouTube resultados, seguido do LinkedIn (69%) e do Instagram (67%). Já o Twitter e o Snapchat ficam no lado oposto, havendo mais pessoas a reportar a sua falta de eficácia.