Viajar de autocaravana faz parte dos planos? Portugal tem destinos de Janeiro a Dezembro

Depois de ter sido um dos segmentos turísticos com maior aumento de procura durante a pandemia, o autocaravanismo revela expectativas positivas para o futuro. Em 2023, prevê-se que a tendência sejam viagens mais curtas, assim como escapadelas durante o fim-de-semana.

Conhecido por oferecer um clima ameno em praticamente todo o país, Portugal tem vários destinos propícios a uma viagem de autocaravana. A Yescapa, plataforma intermediária no aluguer deste veículo na Europa, sugere diferentes locais para viajar todos os meses do ano.

Janeiro: A Serra da Estrela é o cenário ideal para um fim-de-semana em família no início do ano. Aproveite a neve, as paisagens na montanha e as aldeias históricas.

Fevereiro: Sintra é o sítio ideal para uma escapadela romântica no Dia dos Namorados. Nesta pérola do romantismo, aproveite para visitar o Jardim de Seteais, o Palácio da Pena ou a Quinta da Regaleira, por exemplo.

Março: Todos os meses do ano são bons para visitar os Açores e descobrir os seus encantos repletos de beleza natural de autocaravana. Aproveite este mês menos turístico e de temperaturas amenas para desfrutar das paisagens, das praias e das piscinas naturais na Ilha de S. Miguel.

Abril: Sabia que a aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, foi escolhida para a megaprodução de “House of the Dragon”? Famosa antes de ser reconhecida como aldeia histórica em 1995, Monsanto tinha sido declarada como “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal” em 1938.

Maio: Se deseja fazer turismo religioso, aproveite para visitar Fátima e conhecer um dos santuários mais famosos do mundo, visitado por milhares de peregrinos católicos.

Junho: Peniche conta com um vasto património histórico, cultural e religioso, além de ser conhecido como um dos melhores spots para fazer surf na Europa.

Julho: De Tróia a Odeceixe, a Costa Alentejana tem vários tesouros por descobrir. Explore as praias mais selvagens e escondidas e não se esqueça de aproveitar as experiências gastronómicas com produtos regionais, as fotografias do pôr-do-sol “instagramáveis”, os trilhos e os passeios a cavalo.

Agosto: A Costa Vicentina é um lugar onde conseguimos observar a natureza no seu expoente máximo, com praias e paisagens de uma beleza estonteante, além de ser um dos destinos em Portugal preferidos para a prática do autocaravanismo. Aqui encontrará dezenas de praias, desde as mais selvagens às mais urbanas, bem como ondas muito convidativas para a prática de surf e outros desportos náuticos.

Setembro: O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, tendo sido inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO. Neste mês a tradição das vindimas é a jóia da coroa na zona classificada com cerca de 24 mil hectares e que inclui a área do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.

Outubro: Aveiro, cidade dos canais, combina a Ria e as suas áreas urbanas mais nobres, numa mistura única e bela entre a água e a terra. Aproveite para conhecer a cidade através dos canais e para fazer um passeio a pé, pelo conjunto de edifícios em estilo “Arte Nova” que distinguiram o município como a cidade-museu da Arte Nova em Portugal.

Novembro: Guimarães, também conhecida como a “cidade berço”, onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, foi classificada Património Mundial pela UNESCO. Se visitar a cidade no mês de Novembro, poderá ficar a conhecer as festas dos estudantes de Guimarães, a decorrer durante todo o mês em honra de São Nicolau.

Dezembro: A região de Bragança oferece, por um lado, património e história e, por outro, paisagens de cortar a respiração. Visite o Parque Natural de Montesinho, repleto de biodiversidade. Durante este mês, poderá ainda acompanhar em algumas aldeias o “Festival dos Rapazes”, onde os rapazes solteiros são os actores privilegiados deste acontecimento, pois são eles que preparam e fazem a festa, composta por rondas, missas, peditórios, bailes e loas.

Ler Mais



loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.