Viagens para o estrangeiro caíram 85% no Verão

No terceiro trimestre de 2020, as viagens turísticas de residentes em Portugal com destino ao estrangeiro caíram 84,8%, em termos homólogos, enquanto as viagens em território nacional diminuíram 18,5%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados da Procura Turística dos Residentes, facultados pelo INE, os residentes em Portugal realizaram apenas 161,9 mil viagens com destino a outros países, entre Julho e Setembro de 2020, o que representa apenas 2,5% do total de deslocações durante este período. Assim, as viagens em território nacional concentraram a quase totalidade (97,5%) das “escapadinhas” de Verão, perfazendo um total de 6,2 milhões de viagens “cá dentro”.

Contas feitas, nos meses de Julho, Agosto e Setembro do ano passado, a população residente realizou cerca de 6,4 milhões de viagens turísticas, o que correspondeu a um decréscimo homólogo de 26,7%. «O impacto da pandemia de COVID-19 continuou a fazer-se sentir no número de viagens realizadas, no entanto com menos expressão que nos meses anteriores», ressalva o INE.

Entre os principais motivos para viajar estiveram o lazer, recreio ou férias (4,4 milhões de viagens), as visitas a familiares ou a amigos (1,6 milhões) e as viagens por motivos profissionais ou de negócios (171,6 mil).

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...