VIA Outlets: Cultivar o futuro
Proprietária do Freeport Lisboa Fashion Outlet e do Vila do Conde Porto Fashion Outlet, a VIA Outlets tem feito dos seus centros espaços que respeitam o ambiente, promovem a inclusão e são exemplo em práticas sustentáveis. De edifícios com certificação ambiental a nível internacional a projectos inovadores que promovem o consumo consciente e a circularidade na moda, a empresa está em constante mudança para melhor.
Jorge Pinto Fernandes, Portugal Business director da VIA Outlets, conta como a sustentabilidade foi integrada nas remodelações que estão a decorrer em ambos os centros e como a estratégia internacional “Beyond Sustainable” contempla todo o tipo de iniciativas, das globais às locais, que reforçam a visão de um futuro mais responsável, inclusivo e comprometido.
Aos 20 anos, o Vila do Conde Porto Fashion Outlet vai ser expandido e o Freeport Lisboa Fashion Outlet remodelado. De que modo foi a sustentabilidade planeada nestas versões rejuvenescidas dos vossos espaços?
Podemos afirmar com confiança que chegamos a estes 20 anos de vida com uma grande maturidade e foco nos valores essenciais, um deles a sustentabilidade. É por isso inevitável que o futuro tenha esta vertente como linha orientadora.
Ambos os centros estão a apostar numa remodelação e expansão que promovem práticas sustentáveis: do uso eficiente de energia (incluindo sistemas de climatização e iluminação inteligente) à criação de espaços verdes (com o uso de plantas autóctones de baixo consumo de água, para a promoção da biodiversidade local e atracção de polinizadores e aves) ou gestão responsável da água (dos reguladores de fluxo de água nos WC ao aproveitamento das águas pluviais). Estamos também a apostar na escolha e utilização de materiais eco-friendly, alinhando o design moderno com práticas responsáveis de construção.
Este foco estende-se às marcas presentes, incentivando os nossos parceiros a adoptar práticas mais sustentáveis.
É importante, ainda, lembrar que ambos os centros têm certificação BREEAM – Outstanding, que reconhece este compromisso com práticas sustentáveis.
O que levou à criação de um programa internacional de sustentabilidade como a estratégia “Beyond Sustainable”?
A meta é transformar os centros da VIA Outlets em espaços que não apenas minimizam o impacto ambiental, mas também são capazes de gerar impactos positivos. É uma estratégia que responde à crescente importância desta vertente, tanto para os consumidores tradicionais como para o sector do retalho.
São quatro os pilares que integram a estratégia “Beyond Sustainable”: edifícios sustentáveis (utilizam recursos renováveis e seguem práticas de construção verde); consumidores conscientes (ao envolver e sensibilizar os consumidores para o tema, capacitando-os a tomar decisões de compra mais informadas); comunidades resilientes (ao fortalecer as relações com foco no apoio, colaboração e desenvolvimento de resiliência); e, finalmente, stakeholders envolvidos (na estreita colaboração com marcas, fornecedores e outros stakeholders para multiplicar a sustentabilidade em todos os aspectos do negócio).
Quais são os principais desafios e oportunidades na implementação de normas ESG nas várias áreas de negócio?
Permitem caminhar de forma consistente rumo a uma operação mais eficaz e justa a diversos níveis, do ambiental ao social. Mas, de facto, existem ainda obstáculos, começando pela própria empresa: é necessário um forte compromisso organizacional, desde a alta gestão até aos colaboradores, e garantir que todos estão alinhados, é diariamente exigente. Segue-se o envolvimento dos stakeholders: tendo cada marca a sua estratégia, objectivos e cultura, é um desafio conseguir que todos partilhem da mesma visão.
Também é preciso não esquecer a parte financeira. Esta transição pode envolver custos elevados, principalmente em áreas como a modernização das infra-estruturas ou adopção de tecnologias mais limpas. Finalmente, existe um receio crescente das marcas verem as suas práticas rotuladas de “green washing” ou “social washing”. Aliás, recentemente, foi feito um estudo que concluiu que uma grande parte dos directores de Marketing e Comunicação teme ser apelidado dessa forma – um receio que deve ser combatido com boas práticas e seriedade, objectivos e medição de resultados.
De que forma a VIA Outlets procura educar ou envolver os consumidores para tomarem decisões mais sustentáveis?
O conceito outlet, por si só, é uma alternativa sustentável, facilitando o acesso a marcas de qualidade e incentivando os consumidores a investir na durabilidade. Estamos continuamente a procurar formas de envolver os nossos convidados no tema da sustentabilidade. Seja através de lojas como a Big Closet x Re.Love, que vende artigos de luxo em segunda mão e apela à moda circular, ou através de iniciativas como o The Bag, fruto de uma parceria com o Portugal Fashion, vendido nos nossos espaços mas também disponível por cortesia.
Mas há mais. No Freeport Lisboa Fashion Outlet é possível entregar peças para que ganhem uma nova vida (parceria com a Zero Desperdício) e no Vila do Conde Porto Fashion Outlet, uma exposição permite conhecer a Valerius e a transformação de desperdício têxtil em fio reciclado e papel de algodão.
A sustentabilidade traduz-se também na relação com o meio onde estamos integrados e na promoção da cultura local, um eixo crucial para o grupo. A instalação e experiência sonora permanente Memórias do Mar, de Cristina Rodrigues, uma homenagem à tradição piscatória, no Vila do Conde Porto Fashion Outlet, e a mostra Contra/Tempo da Portugal Manual, no Freeport Lisboa Fashion Outlet, uma celebração da produção manual, são exemplos dessa valorização do talento nacional e local.
Qual é o impacto do conceito For&From na loja Zara Home?
O impacto da VilacomVida – cujo mote é aproximar a sociedade da diferença – tem estado à altura das expectativas. A loja da Zara Home abriu portas no início do ano e nas últimas semanas de 2024 temos tido oportunidade de contar com uma equipa de 11 pessoas da VilacomVida no espaço de embrulhos, direccionado a membros Fashion Club. Acreditamos que são sempre iniciativas com potencial de contágio: trazer as pessoas, ideias e projectos para o centro e dá-los a conhecer aos nossos convidados, parceiros e lojistas é dar-lhes palco e permitir que o interesse e curiosidade se multipliquem.
Relativamente à parceria com a Associação Salvador, de que forma a acessibilidade para visitantes e funcionários com mobilidade reduzida foi melhorada nestas recentes alterações efectuadas nos vossos espaços?
Estamos sempre empenhados em melhorar todos os aspectos que permitam tornar os nossos centros mais acessíveis. E a colaboração com a Associação Salvador foi fundamental neste sentido, para garantir que os nossos espaços são convidativos, desde o parque de estacionamento às lojas, áreas comuns como passeios e elevadores, até às casas de banho. Também temos repensado os materiais usados, a sinalética ou mesmo até o vocabulário usado pela nossa equipa. É fundamental estar atento a todos os detalhes para que a experiência seja a melhor para todos. Este compromisso foi recentemente reconhecido com um prémio de boas práticas, atribuído pela própria Associação Salvador, o que reforça o impacto positivo desta colaboração.
Os vossos colaboradores são incentivados a participar nas iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social?
Sim, pelo segundo ano consecutivo a nossa equipa de retalho e as das nossas marcas parceiras uniram forças para criar acções com propósito. Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e a Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete, melhorámos os seus espaços, proporcionando um ambiente mais acolhedor e funcional para os utentes.
Recentemente, também apoiámos a Refood Alcochete, que ajuda 70 famílias carenciadas, fazendo-lhes chegar alimentos que de outra forma seriam desperdiçados. Só em 2024, a Refood Alcochete evitou a perda de 20 toneladas de alimentos e agora o projecto tem um novo centro logístico cedido por nós, no Freeport Lisboa Fashion Outlet. Além disso, a nossa equipa tem-se envolvido activamente como voluntária neste projecto, e esperamos inspirar mais stakeholders a juntarem-se.
A iniciativa “BE PROUD. BE YOU” é um reflexo do compromisso com a diversidade. Que tipo de retorno é que têm recebido do público e dos colaboradores sobre esta exposição?
É uma acção do Grupo VIA Outlets que abrange os seus 11 centros em nove países, com o objectivo de promover a inclusão e visibilidade da comunidade LGBTQIA+. Este ano, a exposição atraiu muitos visitantes e interacções positivas, demonstrando o impacto da acção. Em Portugal, a artista Joana Estrela, autora e ilustradora portuguesa premiada, foi convidada a representar os nossos centros, apresentando uma ilustração que reflectia o tema da intimidade entre casais do mesmo sexo.
Como vêem o futuro em termos de sustentabilidade?
Será um desafio contínuo, mas é também uma oportunidade de avançar com soluções inovadoras e melhores práticas, promovendo uma gestão eficiente de recursos e melhores resultados, quer operacionais, quer comerciais.
A sustentabilidade não só reforça o nosso impacto positivo nas comunidades, mas também contribui para um maior sentimento de pertença por parte de colaboradores e parceiros.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.