Versão em braille dos tijolos Lego chega às lojas em Setembro
Vão chegar pela primeira vez ao mercado os Lego Brailler Bricks, desenhados especificamente para crianças com mais de seis anos (e também adultos) que sejam invisuais, amblíopes ou tenham dificuldades de visão.
Até agora, os Lego Braille Bricks só tinham sido distribuídos gratuitamente pela Lego Foundation a organizações especializadas na educação de crianças com deficiência visual. Desde o lançamento destes kits pedagógicos em 2020, a resposta de pais, cuidadores, avós, crianças e educadores tem, de acordo com a marca, sublinhado o efeito positivo dos tijolos e como transformam o modo como as crianças com deficiência visual podem aprender braille.
O Lego Braille Bricks — Play with Braille traz 287 tijolos em cinco cores: branco, amarelo, verde, vermelho e azul. Todos os tijolos são compatíveis com outros produtos Lego e as espigas em cada tijolo estão dispostas para corresponder aos números e letras no sistema braille, com a versão impressa do símbolo ou letra situada abaixo das espigas.
O set inclui ainda duas placas de construção e vem numa embalagem com relevo em braille. Para melhorar a experiência de brincadeira e contribuir para o desenvolvimento de competências pré-braille, há vários incentivos à brincadeira auxiliares, que vão ensinar os jogadores a orientar, encaixar e empilhar os tijolos por meio de jogos como o pedra-papel-tesoura, em que todos os membros da família podem participar.
Lego Braille Bricks — Play with Braille tem o valor de 89,99 dólares e está já disponível para pré-encomenda nas versões em inglês e francês em antecipação do lançamento a 1 de Setembro de 2023. No início de 2024, o set estará ainda disponível nas versões em italiano, alemão e castelhano. O Grupo Lego revela ainda que a Lego Audio & Braille Building Instructions vai tornar-se uma oferta permanente.