“Vermelho Período”: Pantone quer falar de menstrução
A menstruação parece ser ainda um tabu, algo sobre o qual não se fala e que muitas mulheres (e homens) fingem que não existe. Mas o Pantone Color Institute quer mudar isso, ao apresentar uma nova cor designada “Period Red”, ou seja, “Vermelho Período”.
De acordo com Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, trata-se de uma cor que «encoraja as pessoas que menstruam a sentirem-se orgulhosas de quem são». A aposta foi, por isso, para um tom «enérgico» e «dinâmico», em linha com o objectivo de apelar a todos, independentemente do género, para que falem espontaneamente e abertamente sobre aquela que é uma função corporal, segundo explica a responsável em declarações citadas pelo The New York Times.
Há ainda um lado de marketing nesta novidade, já que o Pantone Color Institute estabeleceu uma parceria com a marca sueca de produtos femininos Intimina para chamar a atenção para o tema. Na base está a campanha “Seen + Heard” que visa tornar a menstruação somente uma parte do dia-a-dia.
Além do Pantone Color Institute, outras organizações e marcas têm levado a cabo acções para tentar normalizar algo que faz parte da vida de grande parte da população mundial. A Zomato, por exemplo, anunciou em Agosto que irá oferecer dias de folga a trabalhadoras que tenham dores provocadas pelo período.