Vendas online descem 2% no Mundo. Valor médio de compra acompanha tendência

As vendas online a nível mundial desceram 2%, registando-se a mesma tendência no valor médio de compra, que desceu 7% em comparação com o trimestre anterior. A conclusão é do relatório Shopping Index elaborado pela Salesforce.

Após um último trimestre do ano a registar um aumento de compras a nível global, muito impulsionadas pelas épocas festivas, o primeiro trimestre de 2023 arranca com um decréscimo das vendas online em todo o mundo.

Espanha contraria a tendência global, sendo a segunda em todo o mundo a registar um maior aumento das vendas online, logo atrás da região Médio Oriente & África, crescendo 19% nos primeiros três meses de 2023.

Consumidores mais exigentes

Em 2022, a fidelização do consumidor mudou. À medida que os preços subiam, os compradores escolhiam as marcas com base no preço do produto e no valor das promoções, em vez da disponibilidade do produto e da conveniência de atendimento. A nível global, à medida que as condições económicas se deterioravam, os consumidores tornaram-se mais sensíveis ao preço, revelando que o principal motivo pelo qual trocaram de marca nesse ano foi o factor preço.

Além disso, os consumidores pesquisaram muito mais antes de fazer uma compra. Embora o volume de tráfego online tenha crescido, as vendas online e o volume de pedidos online continuaram a descer. No primeiro trimestre, o tráfego online global aumentou 6% em relação ao ano anterior, marcando cinco trimestres consecutivos de crescimento do tráfego, apesar de cinco trimestres consecutivos de queda no volume de pedidos. Quando compram online, os carrinhos de compras são menores: o número de unidades vendidas por transacção diminuiu 6% em todo o mundo.

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