Vendas digitais descem 3% a nível global mas Espanha regista crescimento

No primeiro trimestre do ano, as vendas digitais a nível global registaram uma queda de 3%, tratando-se do primeiro decréscimo em nove anos, de acordo com os relatórios da Salesforce. Os dados da multinacional tecnológica demonstram também que Espanha é o único mercado com tendência contrária, apontando para um crescimento de 6% do e-Commerce no mercado ibérico e um aumento de 3% no volume de encomendas.

A restante Europa continua em queda – 13% nas vendas online e 17% em volume de encomendas – impulsionada pelo preço dos combustíveis e pela guerra na Ucrânia. O impacto deste decréscimo estará ainda relacionado com a inflação, com a logística e com a insegurança económica.

Os dados da Salesforce indicam que, com o decréscimo dos gastos em 3%, com o tráfego a descer 2% e com os volumes de encomendas a caírem 12%, a confiança dos consumidores nas compras online deverá estabilizar-se ao longo do ano.

«A inflação já se faz sentir nos gastos dos consumidores, que compram agora menos produtos em menos marcas. É expectável que esta não seja uma mudança de perspectiva temporária, mas sim um sinal de uma alteração comportamental mais profunda por parte dos consumidores. Para enfrentarem esta situação, as marcas e operadores de retalho têm o desafio de removerem a fricção entre os mundos digital e físico, para atraírem e reterem consumidores leais», explica, em comunicado, Rob Garf, vice-presidente e director-geral de Retalho da Salesforce.

Artigos relacionados