Vendas da Sonae no retalho recuam 2,2%

O grupo Sonae anunciou vendas preliminares no retalho no valor de 4,46 mil milhões de euros em 2012, o que representa uma quebra de 2,2% face aos 4,56 mil milhões de euros arrecadados no ano anterior.

No retalho alimentar, a Sonae MC registou um volume de negócios de 3,28 mil milhões de euros, o que significa uma redução de 1,4% face a 2011. Em comunicado, o grupo sublinha o “contexto desafiante” que o sector enfrentou em 2012, ano em que o consumo privado em Portugal contraiu cerca de 6%, mas ressalva que o Continente conseguiu um aumento de quota de mercado de 0,6 pontos percentuais (dados da consultora A.C. Nielsen). Este aumento, deve-se, em parte, “ao sucesso do programa de fidelização do Cartão Continente, que passou a ser utilizado por mais de 3,2 milhões de famílias e possibilitou a implementação de promoções focadas nas suas necessidades”, refere a Sonae.

No ano passado, a Sonae MC aumentou em 2% a área total de vendas, graças à abertura de dois novos Continente Modelo, cinco novos Continente Bom Dia, e 16 novas lojas franqueadas Meu Super.

No que diz respeito ao retalho especializado, a Sonae SR – responsável por insígnias como Worten, Zippy e Sport Zone – sofreu uma quebra de 4,5% das vendas em 2012, para 1,18 mil milhões de euros. No mercado nacional, as vendas recuaram cerca de 8%, mas os resultados foram parcialmente compensados pelo aumento de 5,8% da actividade internacional, para 335 milhões de euros. Espanha manteve-se como o principal mercado externo da empresa, com vendas na ordem dos 324 milhões de euros.

O aumento das receitas no mercado externo, que representou cerca de 28% das vendas globais da Sonae SR, foi impulsionado pela entrada da Zippy em quatro novos mercados – Azerbeijão, Malta, República Dominicana e Venezuela. Na América Latina, a Sonae prevê a abertura de 25 lojas da marca Zippy, sob o regime de franchising, até 2016.

O grupo Sonae fechou o ano com 1.046 lojas, depois da abertura de 30 unidades, 17 das quais em Portugal.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...