Vê sempre os mesmos anúncios no Facebook? Saiba porquê
O Facebook está a actualizar a ferramenta que ajuda os utilizadores a perceber por que razão vêem um anúncio e os seus amigos outro completamente diferente. Disponível tanto para antigos como novos utilizadores, as novidades prometem mais transparência e controlo.
Lançadas há quatro anos, a funcionalidade “Porque estou a ver este anúncio?” e as ferramentas de Preferência de Anúncios ganham, esta semana, novos contornos. Em primeiro lugar, o Facebook passa a mostrar os vários motivos que levaram um anúncio a ser exibido a determinado utilizador. Até aqui, apenas um ou dois dos motivos mais relevantes eram apontados, nomeadamente informação demográfica ou visita recente a um website relacionado. A partir de agora, factores como interesses ou audiência também são indicados, bem como dados sobre como esses dados foram recolhidos – por exemplo, mostrar o site que foi visitado ou uma página de que o utilizador tenha gostado.
Por outro lado, o Facebook também está a adaptar as Preferências de Anúncios de modo a mostrar mais sobre as empresas que descarregam listas com informações do utilizador, incluindo email ou número de telemóvel.
«O Facebook está a trabalhar no sentido de tornar os anúncios ainda mais transparentes e fáceis de controlar, por parte dos utilizadores. A empresa acredita que estas actualizações são mais um passo dessa jornada», comenta Sreethu Thulasi, Product manager.