Utilizadores do Twitter vão poder cobrar por publicações

Pela primeira vez, o Twitter terá conteúdos pagos. A rede social anunciou uma nova ferramenta, designada Super Follow, que permite aos utilizadores cobrarem pelo acesso a algumas das suas publicações.

Ainda sem data de lançamento, a novidade permite aos seguidores de determinado utilizador subscrever os seus conteúdos por um valor mensal. De acordo com o TechCrunch, imagens partilhadas pelo Twitter apontam para 4,99 dólares por mês, mas este poderá ser apenas um exemplo.

Ao fazerem a subscrição, os seguidores têm direito a benefícios especiais, incluindo conteúdo exclusivo, newsletters especiais, crachás de honra ou, até, descontos e acções promocionais. Trata-se de um modelo semelhante ao da plataforma Patreon, que permite apoiar artistas ou projectos através de um contributo periódico.

O Twitter anunciou também a criação de uma solução que deverá competir com os grupos do Facebook. Chama-se Communities e permitirá criar pequenas bolhas de interacção entre utilizadores, com base nas suas preferências.

Quem faz parte destas comunidades encontra conteúdos e sugestões sobre os temas em que têm interesse. Também é possível que os criadores que recorram à ferramenta Super Follow criem grupos dedicados aos seus subscritores.

Artigos relacionados