Unilever vai investir mil milhões de euros para ser mais sustentável

A Unilever anunciou um investimento de mil milhões de euros a fim de eliminar os combustíveis fósseis dos seus produtos de limpeza até 2030.

Este investimento, no âmbito do programa Clean Future, irá promover o fim de substâncias químicas derivadas desses combustíveis, ao menos tempo que tentará encontrar novas maneiras para reduzir a sua pegada de carbono. Esta mudança irá transformar a sustentabilidade de marcas de limpeza e de lavagem de roupa como Skip, Cif e Domestos.

«Clean Future é a nossa visão de reestruturação radical do nosso negócio. Como indústria, precisamos de acabar com a nossa dependência de combustíveis fósseis, inclusive como matéria-prima para os nossos produtos. Devemos parar de bombear carbono do subsolo quando já há bastante na superfície e acima, se conseguirmos aprender a utilizá-lo em larga escala», afirma Peter ter Kulve, presidente de Home Care da Unilever.

O grupo explica que as substâncias químicas usadas nos produtos de limpeza e lavagem de roupa da Unilever representam a maior parte da pegada de carbono (46%) ao longo do ciclo de vida dos mesmos. A Unilever espera que só esta iniciativa reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20%. Com o Clean Future, o grande objectivo passa por ter produtos com zero emissões até 2039.

Artigos relacionados