Unilever-Fima, Havas e OMD lideraram investimento publicitário em 2019

Dados provisórios da MediaMonitor apontam para a Unilever-Fima como a detentora do título de maior anunciante de Portugal no ano de 2019. Entre Janeiro e Dezembro, a empresa dedicou 390,8 milhões de euros à comunicação em meios como cinema, internet, outdoor, imprensa, rádio e televisão. Este último foi o meio que conquistou a maior fatia do orçamento: 376,1 milhões de euros.

Os lugares seguintes do pódio são ocupados pela Vodafone Portugal e pelas Nos Comunicações, com investimentos em publicidade na ordem dos 318,3 e 312 milhões de euros, respectivamente. De acordo com o serviço da Marktest, o top 10 de 2019 conta ainda com Modelo Continente, Altice Portugal, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, L’Oréal Portugal, European Home Shopping Lojas Lidl. Televisão foi, em todos os casos, o meio com maiores níveis de investimento.

Na criatividade, Havas Worldwide leva a taça. Com um investimento em publicidade na ordem dos 829,9 milhões de euros, lidera o ranking das agências de publicidade do ano passado, à frente da Fuel (686,7 milhões de euros) e da J. Walter Thompson Publicidade (593,5 milhões de euros). Logo depois, surgem a Partners, VMLY&R, TBWA\Lisboa, Publicis, O Escritório e FCB Lisboa.

Passando para as agências de meios, a OMD aparece em primeiro lugar, com um investimento de cerca de 1.259 milhões de euros. Seguem-se Wavemaker (1.217 milhões de euros) e Arena (1.145 milhões de euros) a fechar o top 3. As posições seguintes pertencem à Carat, Initiative, Mindshare, Starcom Mediavest Group, Havas Media, Mediacom Portugal e Zenith.

Maiores anunciantes de Dezembro

A MediaMonitor indica ainda quais foram as empresas e agências que mais se destacaram somente no último mês de 2019. Em Dezembro, a Vodafone Portugal destacou-se ao investir 37,6 milhões de euros em publicidade, à frente do Modelo Continente (31,9 milhões de euros) e da Procter & Gamble (28,7 milhões de euros). O top 5 conta ainda com Reckitt Benckiser e Worten.

A Fuel, por seu turno, aparece no topo da tabela referente a agências de publicidade, com aproximadamente 85,7 milhões de euros. Logo depois, a Havas Worldwide (62,6 milhões de euros), e a Bar Ogilvy (57,6 milhões de euros). J. Walter Thompson e Partners fecham o top 5.

Em Dezembro, destacou-se também a Arena no campo das agências de meios, com 115 milhões de euros. A MediaMonitor aponta ainda para a Wavemaker e para a Carat, que surgem logo depois com 110,7 e 102,9 milhões de euros, respectivamente. OMD e Mindshare são as agências que se seguem no ranking.

Artigos relacionados