Unilever-Fima, Fuel e Carat lideram investimento publicitário em Portugal
A Unilever-Fima investiu cerca de 39 milhões de euros (a preços de tabela) em conteúdos publicitários, no passado mês de Julho. De acordo com os dados do serviço MediaMonitor, da Marktest, a gigante do grande consumo conquistou, por isso, o título de maior anunciante de Portugal.
Modelo Continente, com quase 34,3 milhões de euros, e L’Oréal Portugal, com 26,5 milhões de euros, fecham o top 3 dos maiores anunciantes do último mês. Os lugares seguintes são ocupados pelas Lojas Lidl (23,4 milhões de euros) e pela Altice Portugal (23,3 milhões de euros).
A Fuel, por seu turno, surge no topo do ranking das agências de publicidade, tendo registado um investimento total de 60,1 milhões de euros. Logo depois, estão as agências Partners (45,4 milhões de euros), O Escritório (44,5 milhões de euros), Publicis (41,3 milhões) e McCann (36,4 milhões de euros).
Já no campo das agências de meios, o MediaMonitor aponta para a Carat como líder do mês de Julho: perto de 138,7 milhões de euros de investimento em publicidade. Initiative (113,4 milhões de euros), Arena (103,7 milhões de euros), Wavemaker (97,9 milhões de euros) e OMD (86,1 milhões de euros) são as agências que se seguem na tabela.
No geral, o investimento publicitário em Portugal ascendeu a cerca de mil milhões de euros, em Julho – ligeiramente abaixo dos 1,14 mil milhões registados em Junho. Televisão continua a ser o meio com o nível mais elevado de investimento (945,9 milhões de euros), superando amplamente a internet (55,3 milhões de euros) e a imprensa (34,2 milhões de euros).
Outdoor (30 milhões de euros), rádio (21,2 milhões de euros) e cinema (1,7 milhões de euros) foram os meios com menos investimento no sétimo mês do ano.