Unilever é a maior anunciante do primeiro semestre

O ranking do investimento publicitário é liderado, em Portugal, pela Unilever-Fima. No primeiro semestre do ano, a dona de marcas como Dove, Knorr, Ben & Jerry’s e Calvé, investiu 223,4 milhões de euros, sendo que a maior fatia teve como destino a televisão (205 milhões).

Dados do MediaMonitor da Marktest apontam a Altice Portugal como segundo maior anunciante dos primeiros seis meses, tendo atingido os 133,2 milhões de euros. A empresa de telecomunicações é logo seguida pela Procter & Gamble (110,3 milhões de euros), Reckitt Benckiser (109,9 milhões de euros) e Viva Melhor Sempre (92,9 milhões de euros).

O top 10 é completado por Modelo Continente, Nos Comunicações, Vodafone Portugla, European Home Shopping e L’Oréal Portugal.

Já no que diz respeito a agências de publicidade, a lista conta com Havas Worlwide. Entre Janeiro e Junho, a agência registou um investimento de 277,4 milhões de euros. Seguem-se Y&R (261,5 milhões de euros), Fuel (244,4 milhões de euros), J. Walter Thompson (240,5 milhões de euros) e Partners (228,2 milhões de euros). BAR Ogilvy, BBDO Portugal, FCB Lisboa, TBWA e Publicis fecham o top 10.

O estudo MediaMonitor revela, ainda, qual a agência de meios com maior investimento publicitário no acumulado do ano: OMD, com 492,9 milhões de euros. Os lugares seguintes são ocupados por Wavemaker (478,8 milhões de euros), Initiative (478,4 milhões de euros), Carat (375,1 milhões de euros) e Arena (335,6 milhões de euros). Mindshare, Starcom Mediavest Group, Mediacom Portugal, Zenith e Havas Media também surgem em destaque.

Considerando apenas o mês de Junho, a Unilever-Fima também desempenha o papel de maior anunciante. Já nas agências de publicidade, é a Fuel que lidera; em agências de meios, a OMD.

Artigos relacionados