Um terço do poder de compra em Portugal concentra-se em apenas 12 concelhos

Mais de um quinto do poder de compra de Portugal Continental (20,6%) está concentrado em apenas 5 concelhos. A conclusão é do sistema de geomarketing Sales Index, da Marktest, que revela que somente nos concelhos de Lisboa, Porto e Sintra encontra-se 15,3% do total do poder de compra.

Criado pela primeira vez em 1992, o índice sales index permite acompanhar anualmente como se caracterizam os concelhos do Continente em relação aos indicadores de poder de compra regional.

A edição de 2023 deste índice mostra as já habituais assimetrias regionais com um elevado peso de um conjunto muito restrito de concelhos. De facto, em apenas sete concelhos, que ocupam uma área correspondente a 1% do território do Continente, estão concentrados um quarto (25,4%) do total do poder de compra de Portugal Continental.

Lisboa é o concelho com o maior poder de compra (85,2%), seguindo-se o Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia e Oeiras. Numa análise mais alargada, percebe-se que um terço do poder de compra do Continente se concentra em apenas 12 concelhos e que metade deste índice está localizado em 27 concelhos.

Estes 27 concelhos representam apenas 7% da área total do Continente, mas concentram 49% da sua população residente, 28% do parque habitacional, 44% das dependências bancárias, 48% da atividade do Multibanco, 47% dos estabelecimentos comerciais, 59% dos registos de automóveis, 45% do consumo de eletricidade ou 71% dos médicos inscritos na Ordem.

Nestes concelhos localizam-se 51% das empresas nacionais, 58% dos trabalhadores ao serviço nessas empresas e 30% dos alojamentos turísticos (incluindo alojamentos locais).

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