
Um “Natal à Hollywood”
À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, o Canal Hollywood mantém a aposta na campanha “Natal à Hollywood”, que este ano é subordinada ao claim “Nem sabes o que te espera”, explorando o eixo da surpresa causada pelo inesperado e assumindo um tom divertido e bem-humorado.
Criada pela agência Kiss e presente em TV, digital, rádio, outdoor e mailing, a campanha de 2024 pretende celebrar os “plot twists” do cinema e, ao mesmo tempo, o carácter excepcional e surpreendente das estreias, cativando assim a atenção do público.
Para dar vida a esta ideia, o canal recorreu a vários coros de Natal compostos por personagens inusitadas como princesas, extraterrestres, guerreiros e até um trio de Homens-Aranha, que, juntos, projectam a variedade de géneros cinematográficos presentes na programação seleccionada para esta quadra especial.
Jorge Ruano, director de Marketing e Comunicação da Dreamia, reforça que «o “Natal à Hollywood” é uma iniciativa umbrella do Canal Hollywood, desde há vários anos, que procura celebrar o Natal de forma diferente, à Hollywood, com humor e tenacidade, bem como oferecer uma alternativa, desafiando os desígnios da programação e entretenimento que habitualmente marcam esta época, e que tem resultado na liderança do segmento Cinema e Séries durante o Natal. Este ano procurámos elevar esta iniciativa a um novo nível, contando com a parceria e pensamento criativo e estratégico da equipa da Kiss e da Dreamia, apostando numa campanha ao nível das grandes marcas e investimentos para este período».
Tal como sucedeu no ano passado, em que o canal fechou 2023 com chave de ouro, tendo alcançado em Dezembro o melhor share do segmento de Cinema & Séries dos últimos dez anos, com um valor de 2,7% no universo total de lares com cabo, de acordo com dados da CAEM/GFK, as expectativas para este ano mantêm-se igualmente elevadas.
Em Dezembro de 2023, o Canal Hollywood foi o segundo canal mais visto em Pay TV, só atrás da CMTV e no segmento em que se insere, o melhor share do canal desde Abril de 2020, com um share médio no mês de 2,7%, algo nunca antes igualado pela concorrência, e um rating mensal médio de #56,9, o melhor do canal dos últimos seis anos.
No ano que agora termina, o canal manteve-se empenhado em ser a estrela do entretenimento na televisão em Portugal, mantendo o objectivo de continuar com a liderança no segmento de Cinema, que já detém desde o lançamento do canal em 1996, algo para que as já tradicionais campanhas de Natal têm vindo a contribuir.
NO “NATAL À HOLLYWOOD” DE 2023 O QUE “CONTOU FOI A INTENÇÃO”
Em 2023, e seguindo a tradição, o Canal Hollywood apostou numa campanha multimeios criada pela Alfred Creative para comunicar as apostas de programação desta época, subordinadas ao claim “Natal à Hollywood, o Que Conta é a Intenção”.
Para aliviar as múltiplas emoções do Natal e da recta final do ano, o Canal Hollywood regressou com uma campanha que evocou o humor, de forma a aliviar as emoções da época natalícia, alinhando-se com a programação especial adaptada a esta quadra. Para desafiar o paradigma e celebrar a mensagem de Natal de 2023, a agência criativa Alfred criou o mote “O Que Conta é a Intenção”.
Evocando, com humor, as persistentes pausas publicitárias e a correlação de ícones de Natal às personagens de Hollywood que dão corpo à programação especial do canal, o conceito da campanha “O Que Conta é a Intenção” trouxe vida a peças em que o tronco de Natal afinal é do corpulento Toretto de “Velocidade Furiosa”, renas que, na verdade, são verdadeiros “Predadores”, o vermelho (sangrento) da época do “Ready or Not” e o Jojo Rabbit que, esse sim, sabe estar “Sozinho em Casa”.
A campanha foi ainda acompanhada de um press kit para influenciadores digitais e concorrência com uma mensagem de Natal personalizada a cada um dos destinatários, repleta de humor e fair play.
Frederico Roquette, fundador e director criativo da Alfred, sublinha que «as tendências internacionais e os focus groups da indústria criativa em que temos participado têm-nos conduzido à convicção que a emoção e a coragem são determinantes para asseverar determinada mensagem, mas que a devemos procurar equilibrar, enquanto criativos, por optimismo, pois o ser humano, face à actualidade envolta em guerras e tensões políticas, económicas e culturais, precisa de ser impactado por uma mensagem que arranque, no limite, um sorriso. Por isso, foi com entusiasmo reforçado que desenvolvemos esta campanha para a Dreamia, trazendo às inúmeras (importantes) mensagens de Natal das marcas, o humor. Porque o que conta é mesmo a intenção»!
Jorge Ruano, director de Marketing e Comunicação na Dreamia, acrescenta que, «em 2023, procurámos elevar esta iniciativa a um novo nível, contando com a parceria e pensamento criativo e estratégico da equipa da Alfred. O resultado foi muito maior do que, literalmente, as nossas “intenções”, pois o feedback do público foi excelente. Sem dúvida, o Natal pode e deve ser refrescado com o humor e com conteúdos que desafiam o status quo natural»!
A campanha do “Natal à Hollywood – O Que Conta é a Intenção” esteve presente numa campanha multimeios de rádio, televisão, outdoor (JCDecaux), social media, rede MOP e multibanco.
… E NO “NATAL À HOLLYWOOD” DE 2022, “TUDO PÔDE ACONTECER”!
“Natal à Hollywood, Tudo Pode Acontecer” foi a premissa com que o Canal Hollywood comemorou a época natalícia em 2022, apostando numa campanha bem-humorada, que pôs de lado rivalidades entre concorrentes, vilões, ou arqui-inimigos.
E se no Natal fizéssemos uma pausa, pondo as nossas diferenças e rivalidades de lado? Foi este insight que inspirou a campanha de Natal do Canal Hollywood em 2022, que nos deixou a imaginar como seria se o Batman e o Joker, o Shrek e o Lord, o Predador e Alien, entre outros, parassem de lutar e dessem um abraço, ou se um ladrão desistisse de um assalto porque é Natal, pensando que o dinheiro não é tudo.
Numa campanha bem-humorada, que marcou presença em filme, rádio e outdoor, o Canal Hollywood convidou ainda os espectadores a irem às suas redes sociais enviar uma mensagem de Natal a alguém.
Com criatividade a cargo da Kiss, a campanha esteve presente em outdoor, rádio, televisão generalista e cabo, imprensa e digital, inspirando-se nos filmes da saga “Shrek”, “Alien”, “Batman”, “Homens de Negro” e “Godzilla vs. Kong” para unir inimigos ou rivais de longa data como Shrek e Lord Farquaad, Joker e Batman, Alien e Predador, Neo e Agent Smith e os gigantes Godzilla e King Ghidora.
Ainda no âmbito desta campanha, o canal promoveu uma acção de “Free Hugs” protagonizada pelo enigmático Joker, deixando depois o resultado visível nas redes sociais do canal.
NESTE NATAL PODEM ESPERAR ACÇÃO, HUMOR, ANIMAÇÃO E SUSPENSE
Tendo o Homem-Aranha como protagonista, com a exibição de seis filmes imperdíveis da saga do famoso herói da Marvel, que passou dos quadradinhos da banda desenhada para o grande ecrã, o canal preparou uma maratona repleta de acção com “Homem-Aranha”, “Homem-Aranha 2”, “Homem-Aranha 3”, “O Fantástico Homem-Aranha”, “O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro” e “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa”, para ver ao longo dos dias 24 e 25 de Dezembro.
A saga “Divergente”, baseada nos livros homónimos de ficção científica de Veronica Roth, com Shailene Woodley e Theo James nos principais papéis, chega também ao Canal Hollywood, dez anos após a estreia do primeiro filme, para garantir um verdadeiro “Natal à Hollywood” com doses reforçadas de acção nos dias 22, 23 e 24 de Dezembro, às 21h30.
A trama de “Divergente”, que estreia dia 22 de Dezembro, acontece num futuro distópico, na cidade de Chicago, em que a sociedade está dividida em cinco facções baseadas nas personalidades. A jovem Beatrice descobre que não se encaixa em nenhuma das facções, o que significa que é “Divergente” (uma ameaça para o sistema), por isso, tenta esconder a sua identidade, enquanto se envolve numa rebelião contra a opressão instalada.
A sequela, “Insurgente”, com estreia marcada para o dia 23 de Dezembro, acontece numa altura em que as facções estão a desmoronar-se. Beatrice Prior tem de arcar com as consequências das suas escolhas e salvar aqueles que ama – e a própria vida – enquanto lida com diversas questões, como a mágoa e o perdão, a identidade e a lealdade, a política e o amor.
No último filme da trilogia, “Convergente”, que o Canal Hollywood estreia na véspera de Natal, 24 de Dezembro, Tris tenta fugir com Four para lá dos muros de Chicago deixando, pela primeira vez, a família e a única cidade que conheceram desde sempre. Do lado de fora, chocantes revelações desafiam Tris e Four, enquanto se desenrola uma impiedosa batalha que cria uma ameaça sobre toda a humanidade.
Além disso, as famílias portuguesas vão poder contar também com imensa animação e momentos de muito humor e boa-disposição. Conte com as comédias “O Tesouro de Natal” e “Annie”, um remake do filme que encantou os mais novos na década de oitenta; os filmes de animação “Angry Birds” e “Smurfs: A Aldeia Perdida”; “As Crónicas de Nárnia: A Viagem do Caminheiro da Alvorada”; os dois filmes de “O Pequeno Stuart Little” e “Os Deuses do Egipto” são algumas das sugestões que o canal propõe para que este Natal se torne ainda mais inesquecível.
Este artigo faz parte da edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.