Twitter vai censurar conteúdos em alguns países

TwitterO Twitter anunciou que irá passar a censurar o conteúdo de alguns tweets em determinados países, de forma a sobreviver nos mercados mais repressores no que à “liberdade de expressão” diz respeito. A rede de microblogging compromete-se, no entanto, a não eliminar o tweet mas, antes, a marcá-lo como censurado, explicando “de forma transparente” aos utilizadores quando o conteúdo foi censurado e o motivo da acção. Ainda assim, esses mesmos conteúdos poderão permanecer acessíveis noutros países, cujos limites não sejam desrespeitados.

Como destaca o Blue Bus, ironicamente o anúncio desta futura funcionalidade de supressão de conteúdos foi feito um dia após a comemoração do primeiro aniversário dos movimentos populares que levaram à queda do regime do presidente Hosni Mubarak, no Egipto, no âmbito da chamada “Primavera Árabe”.

“Ainda não utilizámos esta funcionalidade, mas se e quando nos for requisitado que façamos a rentenção de um tweet num país específico, tentaremos informar o utilizador e assinalaremos de forma clara quando um conteúdo for retido”, pode ler-se no anúncio feito pela rede social. O Twitter garantiu ainda que, em prol da transparência, expandiu a sua parceria com a Chilling Effects para partilhar uma página (http://chillingeffects.org/twitter) que facilita a procura de avisos relacionados com o Twitter.

“Um dos nossos valores centrais enquanto empresa é o de defender e respeitar a voz de cada utilizador. Tentamos manter disponíveis os conteúdos onde e quando podemos, e seremos transparentes com os utilizadores quando não o pudermos fazer. Os tweets têm de continuar a fluir”, afirma a empresa no comunicado.

Leia aqui o comunicado na íntegra.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...