Twitter também quer comprar o TikTok
Depois da Microsoft ter anunciado que está disponível para adquirir a operação do TikTok nos Estados Unidos da América (EUA) e de até ter demonstrado interesse na compra total da rede social, é a vez de o Twitter avaliar esta possibilidade. Fontes citadas pela agência Reuters indicam que o Twitter abordou a ByteDance, empresa chinesa que detém o TikTok, no sentido de iniciar negociações relativamente ao negócio em território norte-americano.
No entanto, alerta a agência, a probabilidade de o Twitter conseguir superar a capacidade financeira da Microsoft não é elevada. Acresce ainda a pressão temporal: qualquer transacção terá de ficar fechada até 15 de Setembro, seguindo a imposição de Donald Trump.
Para que o Twitter comprasse a operação do TikTok nos EUA, seria necessária uma angariação de capital. As mesmas fontes lembram que a capitalização de mercado do Twitter ronda os 30 mil milhões de dólares (25,5 mil milhões de euros), um valor que fica muito perto do total de activos do TikTok que terá de ser vendido.
«O Twitter terá dificuldades em reunir financiamento suficiente para adquirir até apenas as operações do TikTok nos EUA. Não tem capacidade de empréstimo para isso», sublinha Erik Gordon, professor da Universidade de Michigan. Citado pela Reuters, indica que se o Twitter tentar juntar um grupo de investimento, os termos serão duros. «Os próprios accionistas do Twitter poderão preferir que a administração se foque no negócio que já existe», acrescenta.