Trump ameaça pôr fim ao TikTok a 15 de Setembro

A menos que uma empresa norte-americana compre o TikTok, Donald Trump está decidido a eliminar a rede social dos telemóveis dos cidadãos já no próximo mês. O presidente dos EUA anunciou que tenciona banir a plataforma da ByteDance no dia 15 de Setembro, adiando uma decisão que já tinha sido apontada para 2 de Agosto.

A Microsoft estará a tentar tornar a cronologia de Donald Trump possível, tendo sido divulgadas negociações no sentido de adquirir o TikTok. Numa publicação partilhada no seu blog no último domingo, a tecnológica confirmou que está interessada em comprar a rede social nos Estados Unidos da América.

“A Microsoft entende a importância de abordar as preocupações do presidente”, indicou a empresa, ressalvando que o negócio terá de ser sujeito a uma análise de segurança e que o TikTok terá de garantir determinados benefícios económicos aos EUA.

O mesmo afirmou ontem Donald Trump, sublinhando que a plataforma chinesa terá de dar «muito dinheiro» ao Departamento do Tesouro. «Neste momento, eles não têm quaisquer direitos a menos que nós lhos ofereçamos, por isso, se lhes vamos dar direitos, então têm de vir para este país. É um bocadinho como o senhorio-inquilino. Sem o contrato, o inquilino não tem nada.»

O presidente norte-americano afirmou ainda que considera que a empresa que comprar o TikTok deverá comprar a totalidade da plataforma e não apenas as suas operações nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia: «Acho que comprar 30% é complicado.»

Na base do conflito está a ideia de que a utilização do TikTok poderá ser prejudicial para a segurança dos utilizadores e do próprio país. Embora não seja detida pelo Estado, há receios de que a ByteDance possa providenciar dados privados ao governo chinês – à semelhança do que está a acontecer também com a Huawei e a rede 5G.

Contudo, segundo o The Verge, não existe precedente para aquilo que Donald Trump sugere. Nunca a Casa Branca proibiu um cidadão norte-americano de aceder a uma aplicação móvel, especialmente uma que não regista qualquer tipo de infracção.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...