Twitter lança programa de verificação de factos para combater desinformação
As notícias falsas e a desinformação constituem um dos principais problemas das redes sociais e o Twitter parece ter encontrar uma nova forma de combater o problema. Birdwatch é o nome do novo programa de verificação de factos da plataforma, para já apenas em fase de teste e com acesso permitido a um pequeno grupo de utilizadores.
Assente na própria comunidade, chamada a desempenhar o papel de guardiã da verdade, Birdwatch permite que as pessoas identifiquem informação partilhada em tweets que acreditam que possa ser enganadora. Além disso, os utilizadores podem acrescentar notas de contexto para ajudar a clarificar a informação.
O programa está em fase piloto nos Estados Unidos da América e as notas apenas podem ser encontradas num site à parte, mas o Twitter anuncia que pretende tornar estas notas visíveis directamente nos tweets, a nível global. Para isso, tem de existir primeiro um consenso por parte de um grupo alargado e diversificado de utilizadores.
«Estas notas estão a ser mantidas separadas propositadamente para já, enquanto construímos o Birdwatch e ganhamos confiança de que produz contexto que as pessoas irão achar útil e apropriado», explica Keith Coleman, vice-presidente de Produto do Twitter, no blog da rede social.