Twitter elimina todos os dias 1 milhão de contas falsas
O Twitter regista actualmente mais de 229 milhões de utilizadores e, nesse universo de perfis, revela que todos os dias elimina mais de um milhão de contas spam. Os números são desvendados depois de Elon Musk ameaçar parar o processo de aquisição da rede social, no valor de 44 mil milhões de euros, caso a percentagem de contas falsas não estivesse abaixo dos 5%.
O empreendedor norte-americano alega que os responsáveis pela plataforma estão a ocultar a verdadeira escala destas contas. Para ele, serão cerca de 20% os perfis falsos – quatro vezes mais do que o Twitter afirma existirem.
20% fake/spam accounts, while 4 times what Twitter claims, could be *much* higher.
My offer was based on Twitter’s SEC filings being accurate.
Yesterday, Twitter’s CEO publicly refused to show proof of <5%.
This deal cannot move forward until he does.
— Elon Musk (@elonmusk) May 17, 2022
De acordo com a rede social, a contabilização é feita por revisores humanos que examinam milhares de contas aleatoriamente e utilizam uma combinação de dados privados e públicos de forma a calcular e a reportar aos accionistas a proporção de spam existente na plataforma.
Esta é uma discussão que já decorre há algumas semanas, sendo que a rede social do pássaro azul sugeriu ao fundador da Tesla aceder à fonte de dados que analisa todos os tweets publicados e fazer a sua própria avaliação.