Twitch e Reddit fazem o que o Facebook recusou: silenciar Donald Trump

O Twitch anunciou que irá suspender Donald Trump da sua plataforma devido a comentários ofensivos e discurso de ódio. As palavras que levaram o Twitch a silenciar o presidente norte-americano terão sido proferidas durante um comício recente em Tulsa, mas também num evento de 2016 que foi novamente transmitido na plataforma de streaming.

Detido pela Amazon, o Twitch vai suspender a conta de Donald Trump apenas temporariamente, numa espécie de castigo por mau comportamento. A plataforma justifica a decisão com as suas políticas e adianta que o conteúdo ofensivo foi removido. Em ambos os casos, os comentários do líder da Casa Branca referiam-se de forma preconceituosa a cidadãos latinos.

“Qualquer conteúdo ou actividade que promova, encoraje ou facilite a discriminação, difamação, objectificação, assédio ou violência com base na raça, etnia, nacionalidade, sexo, género, identidade de género, orientação sexual, idade, deficiência, condição médica grave ou condição de veterano é proibido”, esclarece o Twitch.

Além do Twitch, também o Reddit anunciou que irá tomar medidas relativamente a Donald Trump. No caso desta rede social, trata-se de uma espécie de página de fãs de Donald Trump, dedicada a conteúdos associados ao presidente (/r/The_Donald). Banir foi a solução encontrada, sendo o motivo semelhante ao do Twitch: discurso de ódio.

As decisões tomadas por estas duas plataformas online chegam numa altura em que o Facebook, uma das maiores redes sociais do planeta, enfrenta um boicote que visa precisamente uma alteração das suas políticas referentes a discurso de ódio e desinformação. Na origem da campanha “Stop Hate for Profit” está, entre outros, a decisão da empresa de Mark Zuckerberg de não apagar publicações de Donald Trump sobre o uso de violência – nomeadamente uma mensagem em que sugeriu o recurso a “tiros” para pôr fim aos protestos anti-racismo.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...