TVDE criou mais de 7 mil empregos em Portugal em 8 anos
Os transportes TVDE chegaram a Portugal há oito anos com a vinda da Uber para o País. Desde então, o emprego no sector cresceu 51% com a criação de mais de sete mil empregos, segundo revelam dados dos INE.
Entre 2013 e 2019, o número de empresas no sector cresceu 71%, o volume de negócios aumentou 84% em comparação com o período anterior à entrada da Uber em Portugal e a receita fiscal subiu 43%. Até à data registam-se 39 mil motoristas TVDE.
O documento intitulado “Uber e o TVDE em Portugal: A tecnologia ao serviço da comunidade” revela também que a flexibilidade das oportunidades de trabalho está ajustada às preferências e às necessidades individuais dos motoristas activos na plataforma da Uber em Portugal, com 68% destes a indicar que a possibilidade de escolher onde e quando trabalha, assim como as aplicações que melhor respondem às suas necessidades, são o que mais valorizam no TVDE.
Esta flexibilidade é especialmente importante para lidar com as flutuações sazonais do turismo. Só em 2019, Portugal recebeu utilizadores Uber oriundos de 81 países. Nesse Verão, para dar resposta à procura turística, 72% dos motoristas das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e dos distritos de Coimbra e Braga mudaram temporariamente para outras regiões durante a época alta, nomeadamente para o Algarve, em resposta ao aumento da procura.
«A viagem da Uber começou há oito anos em Portugal. Desde então que continuamos a trabalhar diariamente para assegurar a constante inovação e investimento no País. Vamos continuar focados em garantir as melhores opções de mobilidade aos nossos utilizadores, bem como oportunidades económicas e flexíveis aos motoristas e parceiros de entrega que todos os dias escolhem a Uber», diz, em comunicado, Francisco Vilaça, director-geral da Uber em Portugal.