Tutoriais com gamers portugueses ensinam a diagnosticar o cancro do testículo
O que é que o comando de uma consola tem a ver com o cancro do testículo? PedroTim23, Tuga810, Marley 1904, Meck90, Psylocke22, Daizer e Ric Fazeres explicam. Os gamers foram desafiados pela Associação Portuguesa de Urologia (APU) a alertar os mais jovens para a importância do diagnóstico precoce do cancro do testículo.
Como? Através de tutoriais que comparam o testículo com o botão do comando: segura o testículo entre o indicador e os dedos, roda-o entre os dedos e pressiona-o para dentro, repete o processo no outro testículo. São estes os passos a dar para tentar identificar esta doença antecipadamente.
Sob o mote “fintar o cancro do testículo”, a campanha tem como pano de fundo o mundo dos videojogos, considerando o crescimento dos esports e o facto de a grande maioria dos fãs corresponder a jovens entre os 15 e os 28 anos. YouTube, Twitch e Instagram são os canais escolhidos para divulgar os tutoriais.
A campanha conta com criatividade da Havas Portugal, que promoveu a parceria entre alguns dos gamers mais populares de Portugal e a APU. Segundo a associação, o cancro do testículo afecta cerca de 200 novas pessoas todos os anos, sendo a forma de cancro mais comum entre os portugueses dos 15 aos 35 anos. A taxa de cura é, contudo, elevada desde que a doença seja detectada.