Turismo de Portugal não vai à BTL e aposta no digital para compensar
O Turismo de Portugal não vai participar na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), marcada para entre os próximos dias 10 e 14. A esta associação juntam-se as várias entidades regionais de turismo, agências de promoção turística regional e NEST – Centro de Inovação do Turismo. Em comunicado, apontam para as recomendações da Direcção-Geral de Saúde relativamente à organização de grandes eventos. Embora o novo coronavírus não seja directamente mencionado, será a sua propagação a fonte de preocupação.
“Ponderadas todas as condicionantes, não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de stand próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados”, lê-se em comunicado.
Para compensar a impossibilidade de estarem presentes, estas organizações adiantam que irão recorrer a meios digitais para assegurar as iniciativas previstas para o evento – tal como a Adegga fez com a Prowein, por exemplo. O Turismo de Portugal lembra que a BTL é um momento importante de encontro entre compradores e fornecedores do sector, muitos deles internacionais, pelo que a intenção é migrar algumas das acções previstas para o mundo digital.
Entre as actividades já confirmadas, conta-se o programa “Hosted Buyers”, que saltará para uma plataforma digital a ser desenvolvida em conjuntos com parceiros do NEST. Reuniões previamente agendadas poderão manter-se e reuniões que não puderam ocorrer devido ao cancelamento da ITB Berlim também poderão ter lugar nesta plataforma.
Este mesmo palco virtual, como lhe chama o Turismo de Portugal, também acolherá alguns dos conteúdos programados pela própria associação, secretarias regionais e entidades regionais de turismo, bem como o BTL Labs. No mesmo sentido, estão previstas apresentações online de cerca de 40 startups, que recorrem a pitches gravados em vídeo para darem a conhecer os seus serviços e produtos.
“Uma vez que a grande maioria das empresas e agentes do sector tem já uma marcada presença digital, o Turismo de Portugal considera assim que, num momento de constrangimentos excepcionais, estarão criadas condições para que o habitual networking e decorrente dinamização do scetor que a BTL promove não sejam prejudicados, sem prejuízo para a possibilidade do evento poder decorrer noutra data se assim for decidido”, sublinha o Turismo de Portugal.
Entidades que cancelaram a sua presença na BTL 2020:
Turismo de Portugal IP
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores
Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira
Entidade Regional de Turismo do Algarve
Entidade Regional do Turismo do Alentejo
Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa
Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portuga
ATA – Associação de Turismo dos Açore
APM – Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeir
ATA – Associação Turismo do Algarve
Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo
ATL – Associação Turismo de Lisboa, Visitors and Convention Bureau
Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portuga
Associação de Turismo do Porto e Norte de Portuga
NEST – Centro de Inovação do Turismo