Turismo de Portugal deixa recado ao mercado internacional: são precisos turistas responsáveis
Reino Unido, França, Espanha, Brasil e Alemanha são os mercados escolhidos pelo Turismo de Portugal para lançar uma campanha que apela à promoção de um turismo mais responsável e sustentável. Sob o mote #CantSkipTomorrow, a iniciativa chega em jeito de desafio, com divulgação exclusiva em meios digitais e sem investimento: a ideia é que a campanha cresça de forma orgânica, ao longo de todo o primeiro trimestre.
Ao todo, são cinco os vídeos que compõem a campanha, sendo que quatro deles já estão disponíveis. Cada um se dirige a um mercado diferente, mostrando os activos naturais do mesmo e incentivando a adopção de medidas para que aquilo que existe hoje possa continuar a existir amanhã.
“Este é um apelo à mobilidade, uma convocatória à união, à consciência colectiva e à vontade e responsabilidade destes destinos para protegerem aquilo que lhes foi atribuído pela natureza, que é essência da sua identidade e que urge que se conserve para sempre”, explica o Turismo de Portugal em comunicado. De acordo com o organismo, essa natureza que deslumbra os viajantes só se manterá “se cada um se responsabilizar por atrair visitantes mais respeitadores e mais conscientes”.
Com criatividade da agência Partners, a campanha conta com banda sonora inspirada na música “Verdes são os campos”, de Zeca Afonso, criada a partir de um poema de Luís Vaz de Camões. O novo arranjo visa também servir como elo de ligação entre o passado e o futuro, deixando uma mensagem de esperança para que o amanhã continue a ser verde.
“Este conceito deriva das orientações globais da Organização Mundial do Turismo que indicam que a recuperação responsável do sector, após a pandemia de COVID-19, permitirá que este retome a actividade ainda mais forte e mais sustentável”, refere ainda o Turismo de Portugal.