Tudo o que é preciso saber o marketing online em 2022

O marketing, que surgiu para que as pessoas entendessem o mercado onde se movimentavam, é um dos temas mais populares nos grandes eventos de comunicação, marcando cada vez mais presença também no meio digital. Através do digital, com a promoção de produtos e marcas, é possível, por exemplo, descobrir em sites como o Bet365 apostas desportivas, aquele que é um dos principais grupos de apostas online do mundo. Mas, a fusão entre o tradicional e o digital não fica por aqui.

A tudo isto acresce a aceleração da transformação digital e a adopção de novos modelos de trabalho, o que torna o ano de 2022 num desafio recheado de novas tendências, no que ao marketing online diz respeito. Entre elas, realçamos os vídeos curtos, o metaverso, a pesquisa por voz, a pesquisa visual e o marketing de influência.

Vídeos curtos

As tendências revelam que, em 2022, a aposta do marketing online vai recair na adopção de vídeos curtos, tais como os “reels” e “lives” do Instagram, do TikTok, do LinkedIn ou do Youtube Shorts. Também se espera que a equipa de marketing digital e a de vendas trabalhem em conjunto, na criação de conteúdos mais assertivos.

Metaverso

“Metaverso” é outra palavra que salta à vista quando falamos de tendências. O metaverso é um mundo virtual, onde as pessoas podem interagir e realizar diversas atividades. Trata-se de um mundo “novo”, criado a partir de diversas tecnologias, como a realidade virtual, realidade aumentada ou redes sociais.

Pesquisa por voz

Um estudo da Deloitte, citado pelo site “Team Lewis”, concluiu ainda que os “smart speakers” “são a tecnologia de consumo com maior velocidade de adesão por parte das pessoas desde o surgimento dos ‘smartphones’”. A pesquisa por voz deve, assim, ser considerada nas estratégias de marketing online para a otimização de conteúdos, criando resultados mais assertivos. Se os negócios adaptarem as suas estratégias a esta realidade terão um melhor desempenho do que os seus concorrentes. Neste caso, o foco deve ser a linguagem próxima, natural, idêntica à linguagem verbalizada no dia-a-dia.

Pesquisa Visual

Outra grande tendência é a pesquisa visual. Esta já é utilizada há muito tempo pelas grandes empresas como Bing e Google, mas recentemente tem vindo a tornar-se mais popular no mundo digital. Consiste numa pesquisa que recorre a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para realizar pesquisas através de imagens do mundo real, em vez de recorrer à pesquisa textual. A pesquisa de imagens é uma componente essencial no marketing online e é também através delas que as empresas aumentam a sua visibilidade online.

Marketing de influência

Esta é uma abordagem de marketing que consiste em ações com pessoas ou marcas que exerçam influência ou liderança sobre os potenciais clientes. Os chamados “influenciadores” tem como papel principal interferir nas decisões de compra dos clientes, o que acontece quando

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