Tripadvisor eliminou quase 1 milhão de avaliações falsas só no ano passado

As falsificações são um problema do mundo online, mas não é exclusivo dos produtos que dizem ser de uma marca e, afinal, não são. Também existem críticas e comentários falsos: só em 2020, o Tripadvisor removeu ou rejeitou quase um milhão de avaliações, segundo é revelado no relatório de transparência da plataforma.

O mesmo relatório, reportado pela edição norte-americana da Forbes, indica que também foram identificados 65 novos sites que vendem avaliações falsas, que representam um problema para o modelo de negócio do Tripadvisor. Recorde-se que o sucesso de um hotel, restaurante ou experiência turística nesta plataforma depende das opiniões dos seus utilizadores, pelo que são esperadas partilhas reais e fidedignas.

Segundo o Tripadvisor, 3,6% das avaliações submetidas no ano passado foram consideradas fraudulentas. Destas, dois terços foram identificadas antes de serem publicadas na plataforma.

A grande parte (93%) das avaliações falsas corresponde a comentários positivos, ou seja, que são escritos por alguém ligado ao negócio em questão ou que recebeu incentivos nesse sentido. As restantes dizem respeito a comentários deliberadamente prejudiciais (3%) ou pagos (4%).

Por países, o Tripadvisor revela que a Índia é a principal fonte de avaliações falsas na sua plataforma, seguindo-se outros nove mercados: Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América, Paquistão, Grécia, Argentina, Bangladesh, Turquia e Itália.

Artigos relacionados