Trend or Hype”?: Publicis Groupe apresenta estudo sobre fenómenos sociais
Afinal, o que diferencia uma trend de uma hype? Na sua primeira edição, depois de três edições em Espanha, o estudo “Trend or Hype” foi ontem apresentado pelo Publicis Groupe para uma vasta plateia ligada à comunicação, marketing e publicidade.
Iniciado pelo Publicis Groupe em Espanha, este estudo surge de uma reflexão profunda, que pretende colocar perguntas sobre o que é falado como tendência, mas sobretudo sobre o que gera comportamentos nos consumidores.
«Queremos perceber se um fenómeno social é realmente uma tendência ou se é apenas um hype. Um hype é uma tendência sem pessoas. Para que se torne efectivamente uma tendência tem de haver discurso e comportamento», avançou Patrícia Araújo, Chief Strategy Officer.
Numa sociedade cada vez mais sobrecarregada de informação, este estudo pretende oferecer uma orientação clara, para ajudar na visão estratégica e tomada de decisões para os especialistas de marketing e comunicação.
Nesse sentido, através de uma metodologia proprietária, que combina dados estatísticos e determinísticos, e é apoiada por especialistas da indústria de comunicação, a Publicis Groupe criou este estudo que é, no fundo, uma ferramenta que quer preencher a lacuna entre a percepção e a realidade, oferecendo uma compreensão mais profunda do consumidor e da sociedade.
Através da análise de 10 fenómenos sociais no contexto actual, o estudo analisa o seu impacto no consumo e na relação do consumidor com as marcas. O fenómeno do Senior Power, Orgulho Low Cost, Economia da Atenção, Tecnologia: Amiga ou Inimiga ou Sociedade Sem tempo foram alguns dos fenómenos sociais em destaque.
Espanha, Portugal e Itália marcam a dianteira de um estudo que se pretende global, «é interessante verificar que apesar de os fenómenos serem os mesmos, a resposta dos países é totalmente diferente», refere a mesma responsável.
Pode saber mais informações sobre este estudo aqui.