Transportes aéreos no topo das reclamações na área do turismo e lazer
Entre Janeiro e Agosto de 2024, o sector do turismo e lazer recebeu 9.668 reclamações no Livro de Reclamações Electrónico (LRE), tendo-se verificado uma redução comparativamente com o mesmo período de 2023, onde se registaram 11.980 reclamações.
Em 2024, o transporte aéreo, regulado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), foi o sector mais reclamado neste período, com 6.270 reclamações.
Entre os sectores fiscalizados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que contam com um total de 1.970 reclamações, estão os restaurantes (795 reclamações), seguindo-se os estabelecimentos hoteleiros (531) e o alojamento local (165).
No mesmo período, o Turismo de Portugal recebeu 766 reclamações sobre agências de viagens e a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) recebeu 571 sobre aluguer de veículos de curta duração.
Preparando a tradicional época de férias, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, a Direcção-Geral do Consumidor e o Centro Europeu do Consumidor Portugal divulgaram, este ano, um conjunto de recomendações, com sugestões para a preparação de viagens, cuidados a ter no aeroporto e a bordo, bem como orientações sobre os direitos dos passageiros, nomeadamente em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso dos voos.
Já no sector do rent a car, a DGC, a AMT e a ARAC- Associação Nacional dos Locadores de Veículos apresentaram um Guia para a Contratação de Serviços Rent-a-Car e Rent-a-Cargo, que tem como objectivo informar consumidores e operadores económicos sobre as regras de celebração e execução de contractos de aluguer de veículos.