Tradução: o truque para levar uma marca além-fronteiras

Com mais de 7,5 mil milhões de pessoas no planeta e cerca de 6500 línguas e dialectos falados, pode ser difícil para uma marca chegar a públicos internacionais. Por vezes, é necessário recorrer à tradução dos conteúdos, de forma a que chegue a determinados consumidores-alvo, mas esta pode revelar-se uma tarefa complicada. É necessário ter atenção aos termos correctos e às conotações dadas às expressões quando se passa de uma língua para outra.

Contudo, ter legendas ou aposta na dobragem pode fazer a diferença entre a marca não sair do próprio país  ou chegar mais além em mercados onde se quer consolidar. Para ajudar as marcas a terem uma presença internacional através da tradução do seu conteúdo, a Ceoworld elaborou quatro dicas que podem ajudar.

A pesquisa é um elemento-chave

Traduzir conteúdo para outra língua ou dialecto dá trabalho. Como tal, é necessário perceber primeiro se o esforço vale a pena. Uma forma de desvendar isso mesmo é desenvolver um pequeno inquérito para entender quais são as preferências linguísticas do público-alvo. Se este for diversificado, o mais fácil é traduzir o conteúdo apenas para uma ou duas línguas – se a maior parte dos clientes internacionais falar francês, por exemplo, esta é a opção viável. Assim que estes dados estiverem recolhidos, podem ser decididos os esforços a alocar à tradução.

Dar prioridade ao conteúdo já existente

Não é necessário criar uma nova campanha para mercados internacionais. Ao invés, basta identificar os produtos com mais saída e fazer a tradução dos conteúdos associados aos mesmos.

Alavancar as plataformas certas

Uma forma de fazer chegar o conteúdo a outros países é colocando-o em plataformas como o YouTube e acrescentar-lhe legendas ou uma dobragem. Além disso, os podcasts são igualmente uma boa forma de chegar a um público mais diverso, já que os podcasts de entrevista ou de narração podem ser criados numa multiplicidade de línguas. Os ouvintes destes formatos têm tendência a confiar nos apresentadores dos seus podcasts favoritos, pelo que a publicidade neste meio pode ser uma boa forma de dar a conhecer a marca e o produto a uma nova audiência.

Medir os resultados

Tal como em qualquer acção relacionada com Marketing, é preciso ficar a par do sucesso das campanhas no que toca ao alcance geográfico. Plataformas de medição de dados como o Google Analytics permitem filtrar os resultados por localização e linguagem, demonstrando quantas visitas é que são geradas nos países-alvo.

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