Tradição, excelência e conquistas
MARKETEER CONTENTSO Grupo Bacalhôa encerra 2024 com conquistas que reafirmam a sua posição de liderança, desde novos lançamentos e prémios até à implementação de inovações no âmbito da sustentabilidade.
Este ano, o Grupo Bacalhôa apresentou o aguar-dado Quinta do Carmo Rosé e lançou a aguar-dente Aliança XO 50 Anos, numa celebração de cinco décadas de história. Em eventos de pres-tígio e competições nacionais e internacionais, a Bacalhôa foi distinguida por críticos e espe-cialistas, reforçando a sua presença, tanto em Portugal como além-fronteiras.
Entre as conquistas deste ano, a Bacalhôa brilhou na gala “Os Melhores do Ano 2023”, organizada pela Revista “Gran-des Escolhas”, onde o grupo recebeu múltiplas distinções. Francisco Antunes, director de Enologia na Aliança Vinhos de Portugal, foi nomeado Enólogo do Ano 2023. Com uma carreira de décadas e uma contribuição essencial na produção de vinhos notáveis para a Aliança e Bacalhôa, Francisco An-tunes é reconhecido pela sua experiência e dedicação ao lon-go de 30 anos, sendo esta distinção uma homenagem ao seu impacto na enologia portuguesa.
O Bacalhôa 1931 Vinhas Velhas Bairrada Bical Clássico Branco 2021 foi galardoado como o Melhor Vinho Branco 2023 e incluído no Top 30 dos melhores vinhos. Outras dis-tinções na categoria Top 30 incluíram o Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 40 Anos 1983. Também premiados foram o Aliança Bairrada Pinot Noir Grande Reserva Espumante Branco 2018 e o Quinta da Bacalhôa Regional Península de Setúbal Tinto 2019, que reafirmaram o compromisso da Ba-calhôa com a excelência e a inovação no sector.
NOVOS LANÇAMENTOS
Em 2024, o lançamento do Quinta do Carmo Rosé 2023 trouxe uma nova expressão de frescura e elegância ao portefólio da Quinta do Carmo, situada no Alentejo. Produzido com as cas-tas Aragonez e Touriga Nacional, este rosé apresenta uma com-plexidade aromática e equilíbrio que espelham o terroir alen-tejano. Este lançamento sublinhou a aposta da Bacalhôa em vinhos diferenciados e de alta qualidade, oferecendo ao mer-cado uma nova proposta, que junta tradição e modernidade.
Outro momento importante de 2024 foi o lançamento da aguardente Aliança XO 50 Anos, elaborada pelo enólogo do ano Francisco Antunes e apresentada nas Caves Aliança em Sangalhos. Esta aguardente, destilada em 1963, envelhe-ceu em barricas de carvalho francês, americano e português, algumas das quais previamente usadas para os Moscatéis de Setúbal da Bacalhôa. Este envelhecimento único conferiu à Aliança XO 50 Anos uma complexidade e profundidade aro-mática incomparáveis, com notas de frutos secos e um perfil suave e equilibrado.
Para Fábio Nabeiro Vieira, Marketing manager do Grupo Bacalhôa, «o design exclusivo da garrafa reforça o carácter de colecção deste lançamento, que é o resultado de um ano de trabalho dedicado para trazer elegância e sofisticação a este produto». A Aliança XO 50 Anos, com um PVP de 350 euros, é um produto que se destina principalmente a apreciadores exigentes e coleccionadores.
SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO INTERNA
Em linha com os valores de sustentabilidade, a Bacalhôa lan-çou em 2024 a plataforma Empathize, uma solução digital que transformou a comunicação interna do Grupo Bacalhôa. Esta plataforma, acessível em qualquer dispositivo com ligação à in-ternet, actua como uma rede social corporativa, permitindo a partilha de notícias, reconhecimento de colaboradores e feed-back. Isabel Cristina, head of ESG do Grupo Bacalhôa, refere que «a Empathize fortalece a cultura de comunicação aberta e colaborativa, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo
e sustentável». Esta plataforma vem reduzir a necessidade de materiais impressos e apoia o compromisso do grupo com a sustentabilidade, incentivando o envolvimento e a participação activa dos colaboradores na missão ambiental.
PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA
Este ano foi também marcado por uma série de conquistas internacionais para o Grupo Bacalhôa. Nos Decanter World Wine Awards 2024, a Bacalhôa recebeu sete distinções para os seus vinhos Moscatel de Setúbal, com destaque para o Mosca-
tel Roxo Superior 20 Anos 2002, que arrecadou o prestigiado título Best in Show. Outras medalhas de platina, ouro e pra-ta premiaram diferentes colheitas de Moscatéis, sublinhando a consistência de qualidade e o saber-fazer que a marca tem consolidado ao longo dos anos.
Na 33.• edição do Mundus Vini Summer Tasting, o gru-po voltou a sobressair, conquistando oito medalhas, entre as quais Best of Show Portugal Rosé para o Catarina Rosé 2022 e Best of Show Douro Red para o Quinta dos Quatro Ventos Reserva 2019. Estes prémios comprovam a excelência dos vi-nhos Bacalhôa em diversas regiões e categorias, valorizando o trabalho contínuo e o rigor da produção do grupo.
A nível nacional, no concurso Escolha da Imprensa 2024, a Bacalhôa conquistou seis distinções, incluindo o Grande Pré-mio na categoria de Rosés, atribuído ao Bacalhôa Roxo Rosé 2023. O Quinta do Carmo Reserva Branco 2022 e o Quinta da Bacalhôa Tinto 2020 foram premiados nas categorias de Bran-cos e Tintos, respectivamente, enquanto o Aliança Grande Re-serva Branco 2018 foi destacado na categoria de Espumantes. O Moscatel de Setúbal D.O. Superior 10 Anos 2007 também foi reconhecido, sublinhando a tradição da Bacalhôa como uma das principais casas de vinhos fortificados em Portugal.
Adicionalmente, o Bacalhôa Moscatel Roxo de Setúbal D.O. Superior 10 Anos 2007 foi galardoado com uma Meda-lha de Ouro no concurso Muscats du Monde, realizado em França, reafirmando o compromisso do grupo com a qualida-de e o prestígio internacional dos seus vinhos.
ENOTURISMO E COMPROMISSO
A Bacalhôa está entre as 100 melhores unidades de enoturis-mo, em 2024, à escala mundial, pela World’s Best Vineyards.
O enoturismo é uma área estratégica para a Bacalhôa, com locais icónicos como o Bacalhôa Buddha Eden e o Alian-ça Underground Museum. Estas propriedades oferecem expe-riências que atraem visitantes de todo o mundo. Em 2024, a Bacalhôa intensificou estas experiências, promovendo o contacto com o público e evidenciando o compromisso do grupo com práticas sustentáveis e o respeito pelo património.
A qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito do erro-turismo foi reconhecida ao longo do ano. Assim, o Bacalhôa Buddha Eden foi distinguido com os prestigiados prémios Tra-velers’ Choice Awards 2024 e a Bacalhôa Vinhos de Portugal conquistou o Prémio Enoturismo com melhor ligação à Arte e Cultura, na terceira edição dos prémios que distinguem os melhores projectos de turismo ligados ao vinho, evento promo-vido pela APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo.
PRESENÇA NO ROCK IN RIO LISBOA
A Bacalhôa também marcou presença no Rock in Rio Lisboa, em Junho. Com um stand criado para o festival, composto por um contentor-bar elegante, um rooftop com vista para o palco e uma esplanada acolhedora, a Bacalhôa ofereceu uma expe-riência única que combinava vinho e música. Como destaca a equipa de marketing da Bacalhôa, «não tínhamos croquetes nem cerveja, mas não faltou vinho e bom ambiente!». Foi este o espírito que marcou a participação de diferentes vinhos da Bacalhôa no festival, reforçando a ligação com um público jo-vem e criando novas oportunidades de consumo.
PERSPECTIVAS PARA 2025
Para o futuro, o Grupo Bacalhôa pretende dar continuidade à sua trajectória de expansão e inovação, com um foco no cres-cimento internacional e na sustentabilidade. A inovação, tra-dição e a excelência são os pilares que guiam a visão de futuro da Bacalhôa, que vê nos consumidores o centro do seu suces-so. O grupo vai também continuar a consolidar a sua opera-ção multirregiões no enoturismo, continuando a afirmar-se como um grande player no mercado português.
Como conclui Fábio Nabeiro Vieira, «em 2025, continua-remos a elevar a qualidade dos nossos vinhos e a promover a cultura portuguesa, projectando a Bacalhôa como uma marca de referência a nível global».