«Todos os negócios terão de se ajustar ao novo contexto e sair da sua zona de conforto»

Não há dúvidas sobre o impacto da pandemia nas mais variadas áreas, mas será possível identificar tendências e começar a preparar os próximos tempos no meio de tanta incerteza? É a pensar nesta potencial dificuldade das marcas que a Flag lança um ebook gratuito sobre as tendências de marketing para 2021 (disponível em https://mailchi.mp/flag.pt/ebook-marketing-2021).

Com base nos novos comportamentos e nos hábitos que passaram a fazer parte do dia-a-dia dos consumidores, a escola de formação especializada pediu ajuda a vários especialistas para desenhar um guia que reúne todas estas alterações.

Gabriel Augusto, director da Flag, explica que o ebook é destinado a todos os que tiverem interesse pelo tema e queiram manter-se a par do que está a mudar no Mundo. «Tem informações actuais e contributos úteis, tanto para profissionais de marketing como para responsáveis pela estratégia de negócios», conta.

Em entrevista à Marketeer, Gabriel Augusto sublinha ainda que “adaptabilidade” e “agilidade” são as palavras que mais se destacam em termos de tendências. Mas, atenção, a lógica de “one size fits all” não entra neste manual, ainda que o responsável reconheça a importância de todos os negócios terem a capacidade de sair da zona de conforto.

O que motivou a Flag a criar um ebook com tendências de acesso gratuito?

Atravessamos um momento de muita incerteza e este ebook surge como uma forma de chamar à atenção para o contributo que o marketing pode ter na vida de profissionais e das empresas, para responder aos desafios que se colocam neste novo contexto. Ao envolvermos mais de uma dezena de formadores nossos que são especialistas em marketing, pretendemos fomentar uma partilha de diferentes pontos de vista que poderá servir de base para outros profissionais.

Numa altura de tanta incerteza, como foram identificadas as tendências?

As tendências foram identificadas com base nos contributos e depoimentos dos formadores da Flag. Estes são profissionais especialistas nos vários domínios da área de marketing, que desempenham funções nos mais diversos sectores do mercado. Como especialistas “no terreno”, conseguimos recolher um conjunto de insights sobre a actual realidade de empresas e consumidores, sobre os seus objectivos futuros, sobre a evolução do mercado, e deste modo identificar as tendências para 2021.

A quem se dirige este ebook?

Este ebook dirige-se a todos aqueles que tenham interesse em saber mais sobre marketing e estar a par das tendências da área, através dos diferentes pontos de vista de todos os formadores que contribuíram para a sua redacção. O ebook tem informações actuais e contributos úteis, tanto para profissionais de marketing como para responsáveis pela estratégia de negócios.

Não é um relatório de novas funcionalidades que surgiram nas plataformas digitais, nem um manual de implementação passo-a-passo de estratégias pré-definidas. O nosso objectivo foi sistematizar uma partilha de conhecimento e experiência, de profissionais para profissionais.

De todas as tendências identificadas, quais é que se destacam mais?

Pelo momento que passamos, “adaptabilidade” e “agilidade” são provavelmente as palavras que mais se destacaram em termos de tendências. Adaptabilidade, em tempo útil, nos modelos de negócio, na gestão do portefólio de produtos, na forma como o entregamos e divulgamos, na relação com o cliente, e nas mais diversas formas de actuar das organizações, será fundamental para endereçar as novas regras de jogo do mercado. Destaca-se também, obviamente, o digital, cuja importância tem vindo a crescer ano após ano, e ganhou ainda mais relevo no contexto actual assim como o eCommerce.

Quais se adivinham os principais obstáculos ou desafios das marcas na adaptação a estas tendências?

Não acreditamos em tendências “one size fits all” e não é com esse objectivo que desenvolvemos o ebook. Consequentemente, também acreditamos que os obstáculos e desafios são específicos de negócio para negócio, de sector para sector. No entanto, há algo que pode ser generalizado: o reconhecimento de que todos os negócios terão de se ajustar ao novo contexto e sair da sua zona de conforto. Essa adaptabilidade quer-se de forma ágil e exige um conhecimento profundo da audiência, para que as marcas consigam entregar valor (ao nível de produto, serviço, distribuição, comunicação, etc). Será também fundamental um acompanhamento próximo de todos os KPIs associados às estratégias e tácticas implementadas, para agilizar a avaliação e a optimização de investimentos.

Quantas pessoas já descarregaram o ebook? E a quantas gostariam de chegar?

Até à data continuamos a registar novos downloads diariamente, tendo já ultrapassado 3000 desde que iniciámos a sua divulgação. O feedback tem sido bastante positivo e acreditamos que este número não fique por aqui e que continue a aumentar, pelo menos até ao lançamento do próximo ebook que já está a ser “cozinhado”!

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados