Tobias Azevedo: A ZU «demonstra um compromisso com a comunidade local»
«Os novos sacos ZUlidários com a mensagem “Stay Paw-sitive” de um lado e diversos ícones de cães e gatos do outro têm um conceito criativo que se destaca por várias razões: o slogan ‘Stay Paw-sitive’ é um jogo de palavras que mistura “Stay Positive” (mantenha-se positivo) com “Paw” (patas); e os ícones de cães e gatos no saco representam a diversidade de raças e personalidades dos animais de estimação.» Quem o explica é Tobias Azevedo, Area Leader da ZU, que salienta que estes sacos (à venda por 3,5 euros) simbolizam o compromisso da marca em cuidar de todos os tipos de animais e incentivam os amantes de animais a adoptar uma atitude positiva em relação aos cuidados e à responsabilidade pelos seus animais de estimação.
Os sacos, que são feitos em algodão reciclado, não só transmitem uma mensagem positiva, mas também incentivam práticas ambientalmente responsáveis ao promover a reutilização. Isto porque sempre que é utilizado na ZU nas compras para os patudos (no valor mínimo de 5€), a mesma contribui com 50 cêntimos para uma associação de apoio e bem-estar animal. Trata-se de uma iniciativa que vai já no seu terceiro ano consecutivo tendo, no total, sido já doados mais de 4.000 euros a seis associações locais.
Em conversa com a Marketeer, Tobias Azevedo explica a importância do Saco ZUlidário para a marca ZU.
O Saco ZUlidário está de volta para uma terceira edição. Devemos concluir que tem sido uma iniciativa de sucesso?
Sem dúvida que sim. A receptividade que temos por parte dos nossos clientes em loja é muito positiva e temos sentido um crescendo na sua adesão e participação. Vamos já no terceiro ano consecutivo da iniciativa Saco ZUlidário, na qual sempre que se efectuem compras em lojas da marca – no valor mínimo de 5 euros – e seja (re)utilizado o saco contribuímos com 50 cêntimos. O valor global angariado nesta acção foi, até agora, de 4.178 euros, sendo que o próximo momento em que iremos voltar a efectuar uma doação relativamente a esta acção será em Dezembro de 2024. Temos o objectivo de conseguir aumentar o valor, através de um maior apelo à reutilização do saco e da presença o ano inteiro em lojas ZU.
Qual a ideia subjacente ao saco ZUlidário?
O Saco ZUlidário, que nasceu há três anos, tem como ideia promover uma iniciativa de angariação de fundos para apoiar instituições locais que desempenham um papel crucial no cuidado e protecção dos animais de estimação. Através das doações resultantes da campanha, essas instituições seleccionadas recebem benefícios financeiros para continuar seu trabalho vital.
O Saco ZUlidário encontra-se à venda (PVP de 3,5 euros) nas 49 lojas ZU em todo o País e para contribuir para esta acção social, basta que o cliente, sempre que regresse às compras nas nossas lojas, leve o saco e faça uma compra mínima de 5 euros.
Tal como tem acontecido nos anos anteriores, estará́ disponível a votação online, na qual os clientes terão a oportunidade de eleger associações de apoio e bem-estar animal seleccionadas pela ZU para esta acção solidária.
Desta forma, aumentamos a consciencialização pública sobre a importância dos cuidados com os animais de estimação e o trabalho das instituições que os apoiam. E sempre com o forte envolvimento dos consumidores que, através da votação, são envolvidos na decisão para onde as doações serão direccionadas. Isso fortalece o senso de comunidade e participação, permitindo que as pessoas influenciem directamente o destino destes apoios.
A associação a instituições da proximidade de cada uma das lojas tem sido assinatura da ZU. Porque é que isso continua a fazer sentido?
A ZU tem 49 lojas em todo o País e tem desempenhado um papel importante na comunidade ao associar cada uma das suas lojas às instituições locais de cães e gatos. Isto significa que há, pelo menos, 49 instituições locais em Portugal a receberem doações das lojas ZU. Essa ligação existe no âmbito da responsabilidade social da marca e acontece de forma independente à iniciativa Saco ZUlidário.
A prática de associar cada loja a instituições locais tem continuado a fazer sentido, desde logo porque, na nossa visão, contribuir para organizações próximas demonstra um compromisso com a comunidade local, mostrando que a ZU valoriza e apoia as necessidades das regiões onde opera. Em paralelo, ao direccionar doações para instituições próximas, a marca pode ter um impacto mais directo e imediato nas comunidades locais.
Esta proximidade, para além de ser valorizada não só pelas instituições apoiadas, é também muito acarinhada por parte dos nossos clientes. Exemplo disso é a ação Baldes ZUlidários, que lançámos em Outubro, no âmbito do mês do animal em algumas lojas ZU, em que proporcionamos aos clientes a oportunidade de comprar e doar produtos para animais de estimação a associações locais dedicadas ao cuidado de cães e gatos. Desta forma, os clientes podem adquirir itens essenciais, como alimentos, brinquedos e produtos de higiene, e deixá-los na loja, sabendo que essas doações serão entregues às associações locais que desempenham um papel crucial.
Com o agudizar das condições de vida dos portugueses, têm sido muitas as famílias a deixar de poder dar aos seus pets tudo aquilo a que os habituaram. De que maneira a ZU pode e está a ajudar estas famílias?
Temos parcerias com organizações locais e nacionais justamente para apoiar directamente famílias em dificuldades, nas quais, e a título de exemplo, a ZU fornece assistência veterinária a preços mais acessíveis e a possibilidade de comprarem pacotes de saúde que garantem cuidados de medicina preventiva durante um ano, adaptada a cada animal e com acesso a descontos exclusivos.
Texto de Maria João Lima