TIP Talk: humanizar as marcas em tempo de pandemia

É muito importante humanizar as marcas, perceber o que é que as pessoas precisam a cada momento e tentar ajudar naquilo que é possível e na medida que está ao alcance das empresas. Quem o diz é Paulo Campos Costa, director de Marca, Marketing e Comunicação da EDP, convidado da primeira edição virtual do projecto TIP Talk da Marketeer.

À conversa com o actor e apresentador Ricardo Pereira, o responsável da EDP conta que certa vez lhe perguntaram se gostaria que a EDP fosse uma love brand e a resposta é clara: adoraria que assim fosse, mas é uma tarefa difícil.

«Nós somos uma utility. Levamos energia de forma segura a casa das pessoas e comercializamos um conjunto de produtos e serviços. Mas as pessoas só notam a nossa falta quando chegam ao interruptor e ela não está lá», afirma Paulo Campos Costa. Por isso mesmo, a EDP sentiu falta de humanizar a marca e começou a trabalhar nesse sentido, também com a ajuda de Ricardo Pereira.

Durante a TIP Talk, que contou com moderação de M.ª João Vieira Pinto, directora de redação da revista Marketeer, Ricardo Pereira explica que trocou o Brasil por Portugal e que é por cá que se está a adaptar à nova realidade. Por um lado, associou-se a várias campanhas solidárias: «Acho que as marcas estão presentes e mantêm essa presença o ano inteiro. Nós, como pessoas, devemos também ter essa presença nos aspectos sociais o ano inteiro.»

Por outro lado, deu início a um ciclo de conversas digitais que pretendem encurtar distâncias em tempo de quarentena e isolamento social. Neste caso, realça M.ª João Vieira Pinto, será também uma estratégia para humanizar a marca Ricardo Pereira, tal como falava antes Paulo Campos Costa sobre a necessidade de humanizar a marca EDP.

Acompanhe toda a conversa no vídeo em baixo:

Artigos relacionados