Timberland: Ousadia e compromisso

A nova campanha conta com uma rede global de motivadores de mudança para ajudar a redefinir o que significa ser “Bold”, ou seja, ser ousado e confiante. Do mesmo modo, esta campanha tem por objectivo cimentar o lugar da Timberland como uma marca que se inspira no trabalho e na natureza, ao mesmo tempo que promove um estilo de vida arrojado.

Reunindo o mundo do trabalho, natureza e lifestyle, esta campanha dá voz a uma lista diversificada de agentes de mudança que abraçam a sua audácia interior, sem desculpas, e nos seus próprios termos, com o objectivo de melhorar o mundo. Talentos que incluem o rapper, produtor e professor convidado de Harvard, IDK; a compositora e poeta Arlo Parks; a técnica automóvel Tiegan Alysse; o músico, artista e director Shugga; a ceramista Shino Takeda; e Marc Yeh, um escritor e viajante mundial que está a criar uma nova cultura de caminhadas em Taiwan. No centro da campanha, o vídeo é narrado pela rainha da alma do hip hop, Mary J. Blige.

A campanha “Built for the Bold” reflecte o trabalho de uma colaboração dos melhores parceiros, incluindo a INDUSTRY, consultora criativa da marca, e a agência criativa Rosie Lee. O brand manifesto foi dirigido pelo premiado cineasta Iggy London.

«Numa era de reinvenção, a Timberland está a conectar-se com os seus consumidores como nenhuma outra marca no mundo consegue – juntando cultura ao ar livre, cultura de trabalho, cultura hip hop e expressão de uma forma significativa », diz Oved Valadez, co-fundador e director criativo executivo da INDUSTRY. «Estamos gratos pela oportunidade de parceria com a Timberland nesta campanha, desde a estratégia até à criação e execução, e de ajudar a moldar uma narrativa poderosa para a marca.»

UM NOVO CONCEITO DE LOJA

Além desta campanha, a Timberland abriu recentemente no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, uma loja com novo conceito inspirado na natureza, proporcionando ao consumidor uma experiência de compra única e sustentável num oásis verdejante com elementos digitais no meio da cidade.

São 100,32 m2 de área de venda, repletos de componentes naturais preservados, como uma árvore, madeira, musgo e líquens dentro de pódios de acrílico, manifestando a paixão desta marca, pela natureza. Além disso, os manequins também são compostos por materiais reciclados e sustentáveis. Adicionalmente, esta atmosfera associada à natureza relembra ao consumidor o compromisso da Timberland em plantar 50 milhões de árvores.

Para complementar o seu objectivo de proteger o ambiente, a Timberland decidiu instalar luzes LED na nova loja, usando menos 24% de energia do que antes para exibir os seus vídeos de campanha e iluminar os seus produtos. Esta opção assegura um baixo consumo de energia, calor reduzido, menos desperdício e possibilidade de reciclagem. Esta forma apresenta-se como ideal para demonstrar o carácter inovador da Timberland em unir a sustentabilidade com um futuro mais digital.

Em termos dos produtos em loja, existe um stockroom em formato mezzanine no piso superior. Na área de loja, entre os detalhes naturais, encontram-se expostos calçado e vestuário para todos os géneros, apresentando as mais recentes colecções e colaborações.

«Ao vivermos numa era onde, cada vez mais, tudo está conectado, o futuro do retalho inteligente é uma experiência de consumo que conecta verdadeiramente o espaço físico e o digital, proporcionando um serviço cada vez mais personalizado. Este conceito é muito mais que uma simples loja, é um local onde inspiramos e equipamos a nossa comunidade de aventureiros para fazer avançar este mundo, dando-lhes uma experiência sensorial num ambiente verdejante, que envolve uma descoberta por colecções novas, autênticas e cada vez mais progressivas», afirma Mariano Alonso, vice-presidente & general manager da EMEA.

Em suma, a loja Timberland Amoreiras define-se por ser o espaço ideal para a marca apresentar a sua colecção e sublinhar o seu compromisso com o meio ambiente. Isto, ao mesmo tempo que combina moda e natureza, destacando os esforços da marca na criação de produtos concebidos de forma responsável e promovendo o envolvimento da comunidade.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

Artigos relacionados