Tiktokers lançam boicote à receita publicitária de famosos. Guerra em Gaza é a razão
Os criadores de conteúdo do TikTok têm recorrido a uma nova táctica para boicotar celebridades que não usam as suas plataformas para ajudar os palestinianos em Gaza, presos no meio da guerra entre Israel e o Hamas.
Nos últimos dias, hashtags como “#Blockout2024” e “#NoBuyOut” têm, surgido em massa na rede social para bloquear personalidades como Kim Kardashian, Jimmy Fallon, Selena Gomez, Drake, Justin Bieber e The Rock, de forma a reduzir o seu alcance e privá-los de receita publicitária.
De acordo com a Fast Company Brasil, os tiktokers também simulam compras online nos sites oficiais destes famosos, mas nunca finalizam a aquisição, enviado uma “mensagem monetária”. Este tipo de acção limita a disponibilidade de produtos e confunde os algoritmos das lojas.
A indignação destes utilizadores aumentou significativamente durante a Met Gala 2024, um dos eventos mais luxuosos do mundo e cuja entrada custa 75 mil dólares. Para os activistas, este valor monetário poderia ser utilizado para ajudar aqueles em necessidade em locais como Rafah.