TikTok: cinco tendências que estão a influenciar marcas e utilizadores

Mesmo sob o caos jurídico e político que envolve o TikTok, a plataforma que ganhou maior força durante a pandemia tem conseguido manter-se como uma das principais redes sociais dos mais novos. Ainda assim, certo é que o prazo que o presidente Joe Biden estabeleceu para a empresa-mãe da TikTok, ByteDance, vender a plataforma a uma empresa que não fosse chinesa, sob pena de a plataforma ser proibida nos EUA, está a esgotar-se e o destino do TikTok permanece incerto.

Por cá, essa não é uma questão, mas nos EUA a preocupação é evidente. Dois terços dos profissionais de marketing dos EUA mantêm-se a trabalhar com influencers no TikTok, de acordo com um relatório recente da agência de marketing de influenciadores Linqia.

Tanto as marcas quanto os consumidores recorrem regularmente ao TikTok para se manterem atualizados sobre as últimas tendências que influenciam a cultura pop. E que tendências são essas?

Conheça as cinco tendências que estão a influenciar marcas e utilizadores no TikTok

1. Subtil previsão do futuro

De acordo com a Ad Age, a Geração Z é fã de vídeos repletos de absurdismo e edições propositadamente impactantes. Esta tendência recorre ao absurdismo e humor típicos desta geração intercalando breves clipes de algum tipo de resultado infeliz (como uma torre de caixas desmoronando ou alguém a cair de uma escada) com os segundos que levam a esse momento.

E desengane-se se achou que estes vislumbres do final infeliz do vídeo são “subtis” tal como o nome da tendência indica.

Marcas como Teletubbies e Spot Pet Insurance, bem como a conta oficial do filme “Sonic the Hedgehog” no TikTok, já adotaram a tendência “sutil previsão do futuro”. Outras adotaram abordagens diferentes, mas baseadas nesta tendência.

2. “Viragem acidental” da câmera

Este tipo de tendência mostra uma “opinião polémica” – através de texto colocado sobre as imagens – de alguém que se esconde atrás da câmera. No entanto, quase inusitadamente, mas sem ser realmente inusitado, a câmera vira-se para o criador daquele conteúdo, alguém que beneficiaria da visão que estava a demonstrar.

Por exemplo, um vídeo em que se afirma: “precisamos alimentar nossos cães duas vezes por hora ou eles morrerão de fome”. De seguida é revelado o rosto (ou focinho, neste caso) de quem está atrás da câmera, um cão.

Várias marcas recorrem a esta tendência colocando funcionários, mascotes ou produtos atrás da câmera a partilhar uma opinião decididamente parcial sobre a marca ou um produto específico antes de revelar sua identidade. Exemplos disso mesmo são a MAC Cosmetics ou a Prime Video e Zillow.

3. “Quem é essa diva?”
O termo “diva” é historicamente associado a egoísmo e vaidade, mas os utilizadores do TikTok redefiniram-no como um elogio para alguém que consideram bonito, confiante ou admirável de alguma forma. No entanto, em vez de usar a palavra “diva” isoladamente, os utilizadores fazem a pergunta retórica que dá nome à tendência: “Quem é essa diva?”.

A Starry, da PepsiCo, e “Teletubbies”, são algumas das marcas que já o fizeram.

4. O Conselho está a decidir o seu futuro

Com esta tendência, os TikTokers exibem as coleções que fazem, organizando os produtos em círculo e deixando esse “conselho” de objetos “decidir [o destino do espectador]”. Dado o humor sombrio do TikTok, esses destinos são muitas vezes sinistros e aterradores, mas as marcas podem mudar a abordagem ao oferecerem aos espectadores destinos mais otimistas.

Por exemplo, substituir as coleções dos utilizadores por um círculo dos próprios produtos. A Asos, a Google Pixel e a marca de cuidados de pele Byoma recorreram a esta tendência para promoverem os seus produtos.

5. “Eu menti, volta a vestir-te”

A frase “Eu menti, volta a vestir-te” insinua que a pessoa no vídeo fingiu prometer ter relações sexuais com quem está a assistir. Trata-se de uma tendência que gira principalmente em torno de utilizadores a discutir um tópico pelo qual são apaixonados ou sobre o qual têm uma opinião forte que defendem.

Através de um texto que colocam sobre as imagens se si mesmos, em frente à câmara, os utilizadores do TikTok começam por escrever “Eu menti, volta a vestir-te,” e, de seguida o tema que querem lançar.

Marcas que não se sintam desconfortáveis com a natureza sugestiva da tendência podem usar a tendência. A Air Baltic, por exemplo, escreveu: “Eu menti, volta a vestir-te. Volta a pôr o cinto de segurança e explica-nos porque voas com outras companhias aéreas”.

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