TikTok: as 5 principais tendências de 2024
Para o TikTok, o primeiro semestre de 2024 foi, no mínimo, agitado. A plataforma social começou o ano com uma disputa de licenciamento com o Universal Music Group. Uma luta que levou a que músicas de artistas como Taylor Swift ou Billie Eilish fossem removidas da rede, até que as duas empresas chegassem a um acordo. O que só aconteceu em Maio. Por outro lado, o presidente Joe Biden assinou um projecto de lei em Abril que proibia o TikTok nos EUA se a sua empresa-mãe, a ByteDance, não vendesse a plataforma a uma empresa americana (o que a ByteDance disse até agora que se recusa a fazer).
Apesar da turbulência jurídica e política que envolve o TikTok, a plataforma tem mantido o poder como força nas tendências da cultura pop e da ascensão de novas estrelas da internet. A Geração Z também se mantém ferozmente fiel à plataforma, mesmo perante os apelos à sua proibição, com 57% dos jovens entre os 18 e os 24 anos a afirmarem que se opõem a esse projecto de lei assinado por Biden. Por outro lado, 64% da Geração Z utiliza o TikTok diariamente, de acordo com uma sondagem da Ad Age-Harris, em comparação com apenas 33% dos Millennials, 24% da Geração X e 5% dos Baby Boomers que dizem utilizar a plataforma todos os dias.
Desde o início de 2024, estas são as cinco das maiores tendências que surgiram no TikTok e se espalharam pela cultura pop.
5. “Estou à procura de um homem nas finanças”
Durante praticamente todo o mês de Maio, parecia que a música “I’m looking for a man in finance”, da criadora de comédias do TikTok Megan Boni, se tinha tornado um elemento incontornável da página “For You”. Alguns TikTokers usaram a canção como banda de fundo para os seus esforços de localizar e perseguir romanticamente um homem que se enquadrasse na descrição de Boni. Houve outros que compararam essa lista de características com as dos seus actuais parceiros românticos. A tendência não ficou confinada ao TikTok durante muito tempo. Rapidamente se espalhou por todo o lado, desde DJs de discotecas a flash mobs nas plataformas de metro e até ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Boni também levou o seu número para as plataformas de streaming. A 16 de maio lançou uma versão oficial da canção, com a dupla de produtores e compositores Billen Ted. O vídeo obteve quase 20 milhões de visualizações nas duas primeiras semanas e, até ao momento, já foi visto mais de 53 milhões de vezes.
4. “Podes tomar conta do meu _____ por mim?”
Tecnicamente, esta tendência tem estado a circular no TikTok desde 2021, mas a sua popularidade explodiu na plataforma nos últimos meses. No formato original, a tendência envolvia principalmente utilizadores do TikTok, colocando os telefones na frente de bebés ou animais de estimação e perguntando aos espectadores se poderiam “assistir” ou efectivamente cuidar de seus filhos ou amigos peludos enquanto eles saíam brevemente da sala.
Embora os bebés e os animais ainda apareçam frequentemente nestes vídeos, a tendência nos últimos meses transformou-se numa partida inofensiva pregada a adolescentes e adultos. Milhares de utilizadores do TikTok colocaram os seus telemóveis à frente dos seus pais, irmãos, parceiros românticos ou chefes perplexos e deixaram-nos a tentar perceber o que os seus brincalhões queriam dizer quando pediram a um público invisível para os observar.
Também se tornou popular no mundo do desporto entre franchises como a equipa de Fórmula 1 da McLaren e os Los Angeles Chargers, da NFL.
3. Bebé totalmente consciente, também conhecido como o bebé das Quatro Estações
No TikTok, são muitas vezes os vídeos mais despretensiosos que se transformam em sensações virais de um dia para o outro. Talvez a maior estrela inesperada do TikTok de 2024 seja, até agora, Kate Wise, de um ano de idade, que se tornou uma queridinha da Internet depois da tia, Stefanie O’Brien, ter partilhado um vídeo de Kate e a irmã de quatro anos, Madelyn, a gritarem animadamente “Meee!” quando lhes perguntam: “Quem quer ir para o Four Seasons Orlando?”
A resposta surpreendentemente adulta de Kate à pergunta (especialmente o seu dedo indicador levantado) cativou os utilizadores do TikTok, que começaram a referir-se a Kate como “bebé totalmente consciente”. Este vídeo acumulou mais de 78 milhões de visualizações e mais de 9 milhões de gostos.
2. “Somos _____, claro que _____”
Esta tendência, que tem tido uma presença quase constante no TikTok desde Janeiro, gira em torno de duas pessoas que caminham lado a lado e se revezam a falar para a câmara sobre vários traços ou estereótipos associados a diferentes aspectos das suas identidades, desde as suas carreiras aos seus signos do Zodíaco. Um utilizador do TikTok brincou com o formato de vídeo para descrever a tendência em si, dizendo: “Estamos a fazer esta tendência, claro que vamos andar vezes sem conta no mesmo sítio na rua”.
A tendência começou a ganhar força em meados de Janeiro, quando Kim Kardashian utilizou o formato “we’re _____, of course we _____” num TikTok viral que mostrava o luxuoso escritório da sua marca de “shapewear Skims”. Desde então, marcas como a PBS Kids e a Rare Beauty também utilizaram a tendência para oferecer aos consumidores um vislumbre dos bastidores dos seus escritórios. Muitas outras utilizaram o formato para descrever diferentes aspectos das suas marcas ou produtos, ou para dar destaque aos seus funcionários, desde a Emirates à Five Guys – e até ao próprio TikTok. E, talvez devido à sua simplicidade, os utilizadores do TikTok (e as marcas) continuam a utilizar regularmente o formato de vídeo.
1. O “renascimento da rapariga pop” no TikTok
Todos os anos, o debate na Internet para determinar qual a canção que ganhará o cobiçado título de “canção do Verão” torna-se particularmente aceso no TikTok. Ainda não surgiu um vencedor claro para o Verão de 2024 – não devido à falta de opções, mas porque havia mais canções viáveis para esse título do que nunca. E isso se deve-se, em grande parte, ao papel do TikTok em alimentar o crescimento explosivo de dois artistas com fortes concorrentes à “música do Verão”: Sabrina Carpenter e Chappell Roan.
O TikTok – ou, mais especificamente, os seus utilizadores da Geração Z – desempenhou um papel importante na ascensão meteórica de Carpenter e Roan este ano. As respectivas canções “Espresso” e “Good Luck, Babe!” receberam um enorme aumento de popularidade depois de se tornarem virais na plataforma. Os vídeos das duas estrelas pop em ascensão a actuar em festivais de música como o Coachella amplificaram ainda mais a sua rápida ascensão ao estrelato.
As hashtags de Carpenter e Roan acumularam biliões de visualizações nos últimos quatro meses , e cada um deles teve canções adicionais que atingiram a viralidade do TikTok nos últimos meses, para além das suas concorrentes “canções do Verão”. A canção de Roan, “Hot to Go!”, por exemplo, deu origem a uma dança que alguns apelidaram de versão da Geração Z da icónica dança “Y.M.C.A.”. E a recém-lançada “Please Please Please”, de Carpenter, gerou um vídeo de transição com a letra da música. O look de maquilhagem brilhante característico de Carpenter também cativou os influenciadores de beleza no TikTok, muitos dos quais partilharam tutoriais para ajudar o público a imitar o seu look.