TikTok anuncia chegada de vídeos de 10 minutos à plataforma
Dos 15 segundos passou-se para um minuto e depois para três. Tem sido esta a evolução da duração temporal dos vídeos no TikTok. Agora, oito meses após a última actualização, a plataforma anuncia que vai passar a permitir o upload de vídeos até 10 minutos.
De acordo com a rede social, a expansão vai permitir aos criadores de conteúdo terem mais tempo e uma maior flexibilidade na gravação de momentos de showcooking, tutoriais de beleza ou actividades educacionais, por exemplo.
Até então, a solução para vídeos que necessitariam de mais tempo passava pela divisão do conteúdos em várias partes. Embora esta alternativa funcione, os utilizadores podem, por vezes, ter dificuldade em encontrar o seguimento da história na página do criador ou simplesmente não querer ter esse trabalho.
Assim, o upload de vídeos de 10 minutos não só «vai aumentar a potencialidade de criatividade dos criadores em todo o mundo», assegura um porta-voz do TikTok em comunicado, como permitir à plataforma destacar-se ainda mais como um concorrente directo do YouTube.
Embora o YouTube, pertencente à Google, tenha registado, em 2021, 28,8 mil milhões de dólares em receita proveniente de publicidade, a “sombra” da rede social chinesa foi instigante o suficiente para a levar a criar a sua própria versão de vídeos de curta duração – YouTube Shorts.
A nova funcionalidade do TikTok vai ficar disponível mundialmente ao longo das próximas semanas, sendo que os utilizadores serão notificados da actualização. Será necessário ter a versão mais recente da aplicação instalada nos equipamentos para que os vídeos de 10 minutos possam ser utilizados.