Tendências de Marketing Digital para 2024
Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital e autor do livro “Marketing Digital: O Guia Completo”
Este ano vimos uma série de tendências a crescer e terem destaque no Marketing Digital. A relevância do e-commerce e do conteúdo em vídeo continua a aumentar e a Inteligência Artificial teve o seu boom, com novos recursos a aparecer. Essas tendências vão continuar a dominar o Marketing Digital em 2024, mas não são as únicas… E se já está a pensar nas estratégias do próximo ano para acompanhar a evolução do mercado, leia este artigo e fique a par das Tendências de Marketing Digital para 2024.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel cada vez mais importante no marketing digital e pode ajudá-lo a ser mais produtivo, automatizando processos. Use a IA, por exemplo, para criar chatbots, personalizar campanhas de e-mail e gerar leads qualificados, segmentar públicos e criar conteúdo com maior rapidez. Mas sempre com a atenção de usá-la como uma fonte de inspiração e ajustando o seu conteúdo com um toque pessoal.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo continua a ser fundamental no marketing digital. Em 2024, a tendência será criar conteúdo humano. Foque-se em conteúdo autêntico e facilmente identificável. Chegou a hora de contar histórias inspiradoras e de envolver o público. O UGC (User Generated Content) será também um pilar importante na estratégia de Marketing de Conteúdo, promovendo a sua marca com pessoas reais. Este conteúdo é criado pelos consumidores e é uma forma orgânica de promover a sua marca.
Optimização para os motores de pesquisa (SEO)
O SEO continuará essencial para melhorar o ranking das páginas nos resultados de pesquisa. Em 2024 deve ter atenção ao aumento da pesquisa por voz e optimizar o seu site com uma linguagem natural e palavras-chave relevantes. Crie conteúdo útil e de alta qualidade, focado nas necessidades dos consumidores e optimizado para SEO. Siga as normas EEAT (Experience, Expertise, Authority, and Trustworthiness) para garantir o melhor conteúdo e a melhor posição nos motores de pesquisa como o Google.
E-commerce
O e-commerce continuará a crescer em 2024. Crie uma experiência de compra online perfeita para os clientes. Isso inclui oferecer uma ampla selecção de produtos, preços competitivos, um processo de checkout seguro e fácil, e um excelente atendimento ao cliente. No próximo ano, será importante focar-se no marketing omnicanal, oferecendo uma experiência agradável em todos os canais.
Realidade aumentada e virtual
A RA/RV continua a desenvolver-se e a tornar-se cada vez mais acessível para o público em geral. As empresas devem explorar de que forma é que estas tecnologias podem ser usadas para melhorar a experiência do cliente. Por exemplo, a RA pode ser usada para mostrar aos clientes como um produto ou serviço funciona, como ficará no cliente, e para criar experiências de compra imersivas.
Sustentabilidade e marketing ético
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. As empresas devem dedicar esforços para tornar as suas práticas comerciais sustentáveis e comunicar de forma transparente as suas políticas e ações. Isto pode ajudar a ganhar a confiança dos clientes e aumentar as vendas.
Vídeo-Marketing e domínio de conteúdo resumido
O vídeo é uma forma de marketing cada vez mais popular. Em 2024, as empresas devem criar vídeos de alta qualidade que sejam informativos, envolventes e compartilháveis. Além disso, importa dominar a capacidade de síntese do conteúdo e criar vídeos de curta duração. Use este conteúdo para promover a sua marca, fazer anúncios e, acima de tudo, contar histórias e partilhar testemunhos de clientes.
Hiperpersonalização por meio de big data e análises
A hiperpersonalização do marketing permite atender às necessidades individuais dos clientes. A segmentação de campanhas é cada vez mais importante e ganha terreno com a evolução das tecnologias de big data e machine learning. Foque-se em utilizar os dados para criar conteúdo, anúncios e experiências hiper personalizadas para os clientes.
Privacidade e segurança de dados
A privacidade e segurança de dados são preocupações cada vez maiores para os consumidores, pelo que as empresas devem tomar medidas para proteger os dados dos clientes e garantir que estes são usados com responsabilidade. Adopte práticas de privacidade sólidas, use criptografia e informe os clientes sobre como os seus dados são recolhidos e usados.
Concluindo, crie conteúdo de valor – com preferência para o vídeo – e com foco no seu público-alvo. Seja honesto sobre as políticas da sua empresa e preocupe-se com a privacidade e segurança dos seus clientes e também com o ambiente. Explore as opções de RA/RV, e, claro, esteja atento à evolução da tecnologia e formas de consumo. Tire o melhor e máximo partido da inteligência artificial, melhore a experiência do seu website e tenha em conta a pesquisa por voz.
Espero que este artigo o ajude a inspirar-se para criar as melhores estratégias para a sua empresa em 2024 e que aproveite bem as tendências do próximo para potenciar o seu negócio!