Tem um podcast? 5 dicas para o tornar um sucesso no YouTube
O YouTube é hoje uma plataforma onde proliferam os podcasts – ou videocasts –, mas tornar um destes projectos em algo bem-sucedido pode não ser assim tão fácil no mundo digital em que vivemos hoje.
A Business Insider partilha cinco estratégias que ajudam a optimizar o conteúdo e a chegar a uma maior audiência:
Trate os podcasts como listas de reprodução e os episódios de podcast como vídeos dentro dessa lista de reprodução.
Se o seu canal de YouTube apresenta apenas episódios de podcast, recomenda-se colocar esses vídeos numa lista de reprodução e marcar a lista como um podcast no YouTube Studio. É a única forma de sinalizar à plataforma que o vídeo faz parte de um podcast.
Criadores de vídeo que também têm podcasts no YouTube podem criar uma nova lista de reprodução para o podcast ou definir uma lista de reprodução existente como um podcast. No entanto, estas listas de reprodução devem apenas conter episódios completos de podcasts, não clips ou conteúdo não relacionado. As listas de reprodução também determinam como um podcast aparece na aplicação YouTube Music. A ordem dos episódios que aparece na lista de reprodução corresponderá à ordem dos episódios mostrados no YouTube Music.
Utilize as análises do YouTube para medir o desempenho do seu podcast
O YouTube Studio permite que os criadores acompanhem o desempenho de um vídeo, incluindo métricas como fontes de tráfego, características demográficas da audiência, retenção da audiência e receita. Os podcasters podem utilizá-lo para acompanhar as análises como qualquer outro vídeo. O YouTube recentemente adicionou podcasts como um formato na secção “O que a sua audiência vê” do YouTube Studio. Isto permite que os criadores vejam outros podcasts que a sua audiência ouve no YouTube.
Deve colocar o seu podcast num canal existente ou criar um novo?
Para decidir se deve criar um novo canal do YouTube ou colocar episódios de podcast no seu canal existente, considere quanto de sobreposição de audiência existe entre os dois. Por exemplo, se tem um canal sobre culinária e o seu podcast é sobre recriar receitas históricas, então mantenha tudo num único canal e dê ao canal um nome que reflicta a sua marca e identidade mais amplas. Se a sobreposição for menor, então pode pensar em criar canais separados para servir melhor cada audiência distinta.
Pense na marca, desde as thumbnails aos títulos
Para ajudar os ouvintes a acompanhar o seu podcast, partilhe o seu horário de publicação, links de redes sociais e outras informações do podcast no banner no topo do seu canal do YouTube. Pode dizer, “novos episódios todas as terças-feiras”, por exemplo. Se o canal for específico para podcasting, recomenda-se que utilize a mesma marca e imagens no YouTube que utiliza noutras plataformas de podcast para facilitar o reconhecimento como o seu podcast oficial. Carregar um trailer do canal também permite aos utilizadores visualizar previamente o seu podcast. Os criadores podem mostrar trailers diferentes aos subscritores e não subscritores, como um trailer geral do podcast para novos ouvintes e um excerto do episódio mais recente para subscritores. Também ajuda a tornar o nome do seu podcast e os títulos dos episódios o mais amigáveis possível para a pesquisa incluindo palavras-chave e garantindo que cada um tenha menos de 70 caracteres.
Optimize o seu alcance com os YouTube Shorts
Recomenda-se publicar excertos de podcasts além de episódios completos para ajudar a atrair novas audiências através dos YouTube Shorts. Os criadores podem partilhar o link para um episódio de podcast a partir de um Short. No YouTube Studio, os criadores também podem criar Shorts directamente a partir de um vídeo de longa duração carregado em apenas alguns passos.