Tem conta no Gmail? Atenção, Google vai eliminar milhares de contas já a 1 de dezembro
Encontrar alguém que não tenha uma conta Gmail atualmente é quase uma missão impossível, sendo que é o motor de busca mais utilizado no planeta – estima-se que mais de 100.000 milhões de pessoas em todo o mundo o utilizam, e o único requisito é que tenha uma conta Gmail.
A partir daí, tem acesso a todos os serviços oferecidos pela Google, e de uma forma mais personalizada, como o Google Maps, YouTube, Drive e Google Photos, entre outros.
No entanto, como dissemos, existem milhares de milhões de contas Google, e como são gratuitas, é normal que os utilizadores tenham mais do que uma, e como toda esta informação tem de ser armazenada pela empresa, de vez em quando há que ordenar estes dados e apagar os que já não são úteis.
Todos os dados de conta ocupam espaço na nuvem, um espaço que a Google tem de pagar. E nestes esforços de limpeza, a empresa lançou uma política de contas inativas, que entra em vigor a 1 de dezembro de 2024.
Esta política apenas afeta as contas pessoais, pelo que as contas profissionais e educativas estão a salvo, e o que faz é eliminar todas as contas do Gmail e do Google Fotos que estejam inativas há mais de dois anos. O importante é saber o que a Google considera inativo e o que pode fazer para impedir que eliminem o seu.
A Google considera que uma conta está ativa se o utilizador realizar atividades como ler ou enviar e-mail, ver vídeos do YouTube, partilhar fotografias no Google Fotos, utilizar a pesquisa do Google ou iniciar sessão numa aplicação ou serviço de terceiros.
Isto significa que se fizer alguma destas ações, a empresa detetará a atividade e a sua conta estará segura, mas tenha em atenção que deve fazê-lo antes de 1 de dezembro.
A Google explica que esta medida também tem a ver com a cibersegurança, uma vez que as contas Google inativas são especialmente vulneráveis a ataques, uma vez que não recebem verificações de segurança regulares.
Por isso, para evitar surpresas desagradáveis, inicie sessão em cada uma das suas contas, se não as quiser perder.