Telemóveis continuam em queda no mercado português

No terceiro trimestre deste ano, no mercado português, registou-se uma queda de 18% em relação ao mesmo período de 2011, no que diz respeito a vendas de telefones móveis. Os dados são de um estudo “IDC European Mobile Phone Tracker“. Durante o terceiro trimestre registou-se uma descida de 32% nas vendas de telefones tradicionais, menos 679 mil unidades face ao período homólogo. Também no terceiro trimestre foram vendidas 451 mil unidades de smartphones, o que representa um crescimento de 21% face ao mesmo período do ano passado. O segmento dos smartphones representou 40% das vendas totais do trimestre, uma percentagem inferior ao segundo trimestre de 2012.

Segundo Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC, «o terceiro trimestre foi o pior período de vendas de Verão de sempre no mercado de telemóveis em Portugal, devido à forte queda do segmento dos telefones tradicionais e à contracção da procura no segmento de smartphones. Mas, o mercado beneficiou de um ligeiro aumento na procura quando comparado com o trimestre anterior. No período de Verão verifica-se uma maior compra de telefones tradicionais por parte dos emigrantes portugueses, que precisam de estar contactáveis durante as férias em Portugal, o que levou a um ligeiro crescimento das vendas face ao trimestre anterior».

De acordo com a IDC, as vendas deverão continuar em queda até ao final do ano e, também, durante 2013. A sustentar o mercado continuam os telefones de baixo preço e as novidades na gama alta, em especial os telefones da Apple e da Samsung.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...